Petrópolis (RJ) é uma cidade localizada em um vale no alto da Serra da Estrela, a 838 metros atitude. O Centro Histórico da cidade, onde ficam o Museu Imperial e o Museu Casa de Santos Dumont, está mais abaixo do que as entradas da cidade. Durante o temporal de terça, elas serviram de caminho para a água da chuva até o Centro. Em uma delas, na rua Washington Luiz, dois ônibus que faziam a rota contrária encontraram a enxurrada. Eles pararam, o volume de água aumentou e veio uma onda causada pela queda de um barranco próximo. Um vídeo mostra quando os veículos afundaram e foram arrastados pela correnteza. Não se sabe o que aconteceu com os passageiros. (g1)
O número de mortos até o fechamento desta edição era de 120, dos quais 13 são menores de idade. Foram identificados 33 corpos, além de registrados o desaparecimento de 116 pessoas. (g1)
Ruy Castro: “Não são números, por mais assustadores. Cada um representa uma pessoa que trabalhou, amou, riu e cuja história só agora nos está sendo revelada, por ela não existir mais. Como nunca antes, podemos conhecê-la, ver seu rosto, porque ela nos é mostrada em seu esplendor, numa foto tirada num dia feliz — talvez na véspera — pelo celular de um amigo ou parente. A morte agora tem rosto, vozes, gestos, que, para consolo ou dor dos que ficaram, podem ser acessados com um clique. É como se a pessoa nunca se fosse de todo.” (Folha)
Voltou a chover forte na cidade durante a tarde de quinta. A Defesa Civil acionou 14 sirenes e disparou SMS para a alertar a população. Um deslizamento foi registrado, e as autoridades determinaram que os moradores de Rua Nova deixassem a área. (Estadão)
Veja como doar para as vítimas da tragédia em Petrópolis. (Metrópoles)
O Brasil registrou 1.129 mortos por covid-19 em 24 horas, mais do que os 1.046 registrados na terça. Quanto aos casos, foram 129.266 no mesmo período. A média móvel de óbitos completou dez dias acima de 800, e a de casos, que segue em tendência de queda, ficou em 116.566. (UOL)
A Anvisa aprovou o primeiro autoteste para covid-19 nesta quinta. É o produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, que funciona com uma amostra nasal não profunda coletada pelo swab (cotonete). O resultado sai em 15 minutos. A disponibilidade do produto depende da empresa fabricante. Desde que o órgão autorizou a venda de autotestes, ele recebeu 69 pedidos para comercializá-los, dos quais 10 foram rejeitados. (Estadão)
E... Passou pelo Congresso um projeto de lei determinando a volta às atividades presenciais de gestantes não vacinadas. O texto vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro. (Folha)
A polícia de Ottawa, capital do Canadá, começou a prender os manifestantes que se concentram há três semanas no centro da cidade em protesto contra as restrições sanitárias para enfrentar a covid-19. Tamara Lich, uma das líderes do movimento, foi presa ontem. Dagny Pawlak, porta-voz do protesto, disse que a prisão é “absolutamente sem base e uma desgraça para qualquer democracia liberal”. A polícia também prendeu Chris Barber, outro organizador. Antes dessas ações, na quinta-feira, a polícia estabeleceu um perímetro e cercou os manifestantes. (New York Times)
Nenhum comentário:
Postar um comentário