terça-feira, 14 de junho de 2022

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga a suspeita do que pode ser a primeira morte por varíola de macaco no país

 Embora seja uma das menos povoadas do Brasil, a Região Norte é líder na emissão de gases do efeito estufa, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Oito dos dez municípios que mais emitem estão na Amazônia, cinco deles no Pará, incluindo Altamira, “campeã” isolada com 35,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) — a unidade de medida que reúne todos os gases, do carbônico ao metano. Maior município do país, Altamira tem 117 mil habitantes, cerca de 1% da população de São Paulo, mas emite o dobro de gases da capital paulista. Segundo o levantamento, 90% das emissões da cidade paraense vêm do desmatamento. São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades mais populosas do Brasil, estão em 5º e 8º lugares, e nelas as emissões decorrem, respectivamente, da geração de energia e da produção de resíduos. (g1)


O governo está negociando a compra de doses da vacina contra varíola de macaco, revelou ontem o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.                        Segundo ele, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) está intermediando a negociação com um fabricante. No domingo foi confirmado o terceiro caso da doença no Brasil, e há pelo menos oito suspeitos em seis estados. Medeiros explica que não haverá vacinação em massa. Os imunizantes são para profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato com doentes confirmados. (Metrópoles)

Enquanto isso.            A Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga a suspeita do que pode ser a primeira morte por varíola de macaco no país. Um homem de 41 anos, morador de Araguari, morreu no fim de semana em hospital de Uberlândia com os sintomas da doença. Ainda não foi confirmado o diagnóstico nem divulgada a forma como ele teria contraído o vírus. Todos os três casos já confirmados, dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul, foram de pessoas que estiveram em Portugal ou Espanha, países afetados mais drasticamente pelo surto. (Estado de Minas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário