quarta-feira, 6 de abril de 2022

(STJ) concluiu ontem que a Lei Maria da Penha também se aplica à proteção de mulheres transgênero

 

A 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu ontem que a Lei Maria da Penha também se aplica à proteção de mulheres transgênero, mesmo que não tenham se submetido a cirurgia. A decisão foi tomada numa ação em que uma mulher trans pedia proteção contra agressões cometidas pelo pai, que não admitia sua orientação sexual. O relator, ministro Rogerio Schietti, ressaltou que o Brasil tem uma “cultura patriarcal, misógina, que se reflete em índices de assassinatos de transexuais e travestis”. (CNN Brasil)




Não é só a China que está enfrentando um crescimento dramático no número de novos casos de covid-19. Por conta da subvariante BA.2 da ômicron (apontada como ainda mais contagiosa), a média móvel de novas infecções entre 4 de março e 4 de abril, segundo o Our World In Data, cresceu 351% nos Estados Unidos, 166% na França, 64% na Alemanha e 51% em Israel, por exemplo. Nada que se compare ao crescimento de 2.706% enfrentado pelos chineses. Além da nova cepa, o relaxamento de medidas de prevenção estaria por trás dos novos surtos. Globalmente, a média segue em queda, embora a OMS recomende cautela. Segundo a entidade, vários países estão mudando suas estratégias de testagem, o que pode provocar subnotificação. (g1)




A guerra dos conservadores nos estados do Sul dos EUA contra o direito ao aborto ganhou um novo capítulo ontem. A câmara de Oklahoma aprovou por 70 votos a 14 uma lei que torna crime a prática, com pena de dez anos de prisão e multa de US$ 100 mil (R$ 464 mil). O governador republicano Kevin Stitt já sinalizou que vai sancionar a medida, que não deve entrar em vigor imediatamente. Conservadores de todo o país esperam que a Suprema Corte, controlada por eles desde o governo Trump, revogue ou restrinja ainda este ano a jurisprudência estabelecida em 1973, no célebre caso Roe vs Wade, que tonou legal o aborto no país. (Washington Post)




Meio em vídeo. Você já fez algum teste de DNA? Hoje existem diversas empresas que fazem exames de DNA para determinar a sua ancestralidade, de onde vem seus parentes mais distantes que você nem ideia tinha. Mas será que eles funcionam? Será que eles são precisos? Pedro Doria e Cora Rónai têm uma história sobre isso para contar. (YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário