segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Fortes chuvas no fim de semana afetaram 70 mil pessoas no estado da Bahia e deixaram seis mil desabrigados

 

Entre sexta-feira e sábado, os EUA foram atravessados por fortes tempestades. Noventa pessoas morreram, 80 delas no estado de Kentucky. “É o maior tornado na história americana”, declarou o governador Andy Beshear, “se levarmos em conta o momento em que ele chegou à terra até se levantar novamente.” Seis estados foram atravessados pelos fortes ventos. Em um galpão gigante da Amazon, o teto entrou em colapso, matando seis pessoas. O epicentro da tragédia foi uma fábrica de velas que desabou. Nela trabalhavam mais de cem pessoas. Pelo menos quarenta se salvaram, mas as operações de resgate ainda estão em curso. Ao todo, quase oitenta mil ficaram sem luz. (New York Times)




Não foi só lá... Fortes chuvas no fim de semana afetaram 70 mil pessoas no estado da Bahia e deixaram seis mil desabrigados. A situação é mais grave no sul do estado e atingiu pesadamente polos turísticos como Porto Seguro e Ilhéus. No domingo, o governador Rui Costa (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoaram a região, de helicóptero. Em voos separados e não concomitantes, naturalmente. (Correio)

Pois é... Bolsonaro usou a oportunidade para comparar a tragédia natural com o afastamento social. “Também tivemos muitas catástrofes ano passado quando muitos governadores, o pessoal da Bahia fechou todo o comércio e obrigou o povo a ficar em casa.” Rui Costa não deu muita trela — “Não tenho tempo para politicagem barata”. (Globo)

Em Minas Gerais a situação é igualmente grave. Segundo a Defesa Civil, 1.979 pessoas perderam suas casas por conta dos temporais e mais de nove mil ficaram desalojadas. Foram forçadas a deixar suas casas por conta das chuvas. (Estado de Minas)

As projeções feitas em agosto não se concretizaram e o volume de chuvas aumentou consideravelmente as reservas das principais usinas hidrelétricas do país. O cenário mais confortável na geração de energia hídrica fez a Aneel zerar a cobrança da bandeira tarifária para as famílias de baixa renda. A medida vale para cerca de 12 milhões de consumidores. O número pode chegar a mais de 25 milhões a partir de janeiro, quando começa o cadastro automático de novas famílias. Quem não tem direito à tarifa social, porém, continuará pagando a bandeira escassez hídrica, de R$ 14,20 a cada 100kWh consumidos. (Poder 360)




O premiê britânico Boris Johnson foi à TV alertar para uma onda de novos casos de Covid que as autoridades de saúde esperam ver no Reino Unido. “Temo que estejamos enfrentando uma emergência com a variante ômicron”, afirmou. O governo também vai acelerar a distribuição da terceira dose. Todos com mais de 30 anos já podem marcar online para receber a injeção. (BBC News)

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até agora foram identificados onze casos da nova cepa. Cinco no estado de São Paulo, dois no Distrito Federal, outros dois no Rio Grande do Sul e ainda mais dois em Goiás. Ainda há três notificações sendo investigadas. (g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário