quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Variante ômicron já está no Brasil

 

A Anvisa confirmou ontem os dois primeiros casos no Brasil da variante ômicron do coronavírus. A nova cepa foi identificada na semana passada por autoridades sanitárias da África do Sul. Os pacientes são um casal de missionários religiosos que não se vacinou. O homem chegou em São Paulo vindo do país africano no dia 23 de novembro, antes da notificação mundial sobre a variante, e apresentou um teste negativo. Mas, quando ele e a mulher tentaram voltar para a África do Sul, fizeram novos exames que deram positivo. Análises feitas no Hospital Albert Einstein e no Instituto Adolfo Lutz confirmaram se tratar da ômicron. O casal está isolado em casa e apresenta até o momento sintomas leves da doença. (Metrópoles)

Já são seis os casos suspeitos da ômicron no país, além dos dois confirmados: um  também em São Paulo, um em Belo Horizonte e quatro no Distrito Federal. (CNN Brasil)

Após uma reunião com a Anvisa, o Ministério da Casa Civil disse ontem que vai esperar “mais esclarecimentos” antes de tomar novas medidas contra a ômicron, como restrições mais rígidas à entrada de estrangeiros, em particular de países africanos. (Globo)

A Universidade de Oxford, parceira da AstraZeneca no desenvolvimento de uma das vacinas contra covid-19 mais usadas no Brasil, disse ontem não haver ainda qualquer indício de que os atuais imunizantes não ofereçam proteção contra a ômicron. Ainda assim, ressaltou, as duas instituições estão prontas para atualizar rapidamente sua vacina. (g1)

Pois é... Lembram da Prevent Senior? Pois é. A empresa de seguro de saúde assinou um acordo com o Ministério Público em que admitiu que os dados sobre a suposta eficácia de seu “kit covid” "não correspondiam efetivamente a uma pesquisa científica".. (UOL)




A necessária ação da Polícia Federal e das Forças Armadas contra garimpeiros que extraem ouro em áreas proibidas no Rio Madeira, no Amazonas, expôs uma realidade preocupante. Comunidades da região têm suas economias atreladas à atividade ilegal. Moradores defendem os garimpeiros e desdenham do risco da mineração no rio, como a contaminação por mercúrio. No município de Humaitá, a prefeitura falou em indenizar os garimpeiros que tiveram as balsas queimadas. (Estadão)

Enquanto isso... A PF fez uma operação que parece saída dos livros de História: a apreensão de pau-brasil extraído ilegalmente em reservas ambientais no Sul da Bahia. A espécie, considerada em risco de extinção, tem a madeira muito procurada para a fabricação de instrumentos musicais, como violinos. (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário