sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Deu na Imprensa - 28/01

 

A semana se encerra com o noticiário fervilhando. Na imprensa estrangeira, os destaques são o crescimento do PIB dos EUA e a elevada tensão na Ucrânia, com a ameaça de guerra e a invasão do país pela Rússia — leia mais em internacional. Na imprensa local, os destaques vão para a nova reação do governo à vacinação de crianças, o reajuste aos professores, a alta contínua da gasolina e o posto perdido pelo Brasil de maior exportador para a Argentina

Eis as manchetes dos diários — FolhaDamares oferece a pessoas antivacina disque-denúnciaEstadãoBolsonaro dá 33% de reajuste a professor; prefeitos reagemO GloboCongelar ICMS não deve bastar para conter alta de gasolinaValorChina desbanca Brasil e lidera exportações para a Argentina.

Na política, a divulgação da pesquisa Ipespe mostrando Lula líder isolado e estável só ganha grande destaque no Valor. Em simulação de primeiro turno, petista tem 44% ante 24% para o presidente. Já os reveses de Bolsonaro na disputa pela reeleição são os grandes destaques do noticiário desta sexta-feira, 28. O presidente chama o cerco do TSE ao Telegram de covardia e indica que estuda medidas. E a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandando Bolsonaro depor na Polícia Federal nesta sexta é tema central da mídia.

Na economia, em entrevista à Folha, o ex-ministro Celso Amorim diz que o ingresso do país na OCDE não vai trazer grandes benefícios ao Brasil. Para o ex-chanceler, entidade traz 'pseudosselo' para investidores. “O conselheiro de Lula critica ditaduras latino-americanas de esquerda”,  ressalta o jornal. 

Nas revistas semanais, um leque de notícias também diverso. A revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo, faz alarde para A luta contra a desigualdade, na capa da edição que começa a circular este fim de semana. O material é crítico em relação ao governo. “A concentração de renda no Brasil explode com Bolsonaro e Guedes: ricos cada vez mais ricos e a imensa maioria do povo em situação de pobreza. O abismo social aprofundado desde o Golpe de 2016 agora atinge níveis imorais”, reporta. A revista ainda traz a entrevista com o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que defende a prisão de Bolsonaro pelos crimes cometidos durante a pandemia. 

Os crimes cometidos pelo presidente e a família é tema da capa de Carta Capital: …04, 03, 02, 01. “Só a reeleição adia o encontro marcado do clã Bolsonaro com a Justiça”, aponta a semanal.Já IstoÉ coloca com tema principal a pandemia: A Covid nossa de cada dia. “Teremos que aprender a conviver com a doença que está prestes a virar endemia”, informa. E Veja traz denúncia sobre o mau uso do dinheiro partidário: A política do luxoLevantamento inédito mostra como o dinheiro do contribuinte é usado para custear gastos extravagantes dos partidos e propiciar uma série de mordomias aos seus dirigentes

LULA

Em entrevista às páginas amarelas de Veja, o ex-ministro Guido Mantega diz que o Posto Ipiranga do Lula é o próprio Lula. Titular da Fazenda de 2006 a 2014 fala sobre erros da sua gestão, critica o teto de gastos e aponta caminhos na economia em um possível novo governo do PT. A semanal da Abril repercute pesquisa Ipespe, que mostra Lula com 44% dos votos contra 24% de Bolsonaro. A revista ainda traz reportagem mostrando “a divisão de poder no grupo de esquerda que quer governar com Lula”.

DILMA

Diário do Centro do Mundo destaca em manchete nesta manhã que uma cientista política foi condenada a pagar R$ 30 mil por danos morais para a ex-presidente Dilma Rousseff. Ela foi condenada por postar fake news no Instagram. A 4ª Vara Cível de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), condenou Susana Ribeiro Moita por ter publicado informação de que Dilma foi autora do homicídio do soldado Mário Kozel Filho, há 50 anos.

ELEIÇÕES 2022

Folha noticia que o PSB avalia os nomes dos candidatos azarões tem dias decisivos para definir candidato ao governo de PernambucoO Globo reporta que a federação entre PT e PSB tem novo revés com impasse sobre o governo e Senado no estado. “Partidos saíram de mais um encontro sem consenso”, aponta o jornal. Há resistência petista em retirar pré-candidato, desacordo sobre melhor nome socialista e até quanto à indicação ao Congresso.

Já o Brasil 247 coloca na manchete o quadro eleitoral em Pernambuco: Lula tem 62% dos votos, Marília Arraes lidera corrida pelo Senado e Humberto Costa pelo governo, diz Vox PopuliMarília Arraes tem 26% das intenções de voto para o Senado e Humberto Costa 37% para assumir o governo de Pernambuco. PT lidera para todos os cargos.

Valor reporta que o TCU deve ampliar investigação de Alvarez & Marsal sobre o salário recebido pelo ex-juiz Sérgio Moro. Corte vai analisar todos os contratos feitos entre empresa e empreiteiras condenadas pela Lava-Jato.

LAVA JATO

No GGNLuis Nassif escreve sobre a Lava Jato e o desmonte da credibilidade da mídia“E a mídia, como fica? Os colunistas de maior visibilidade tentam escapar da polarização indecente dos últimos anos — que pretendia colocar Bolsonaro e Lula como faces de uma mesma moeda”, observa. “Por outro lado, a Globonews tenta ressuscitar o fantasma da morte de Celso Daniel - um factoide desmontado pela própria Polícia Civil de São Paulo. Atacando as duas pontas, pretendem recriar o mito de El Cid, o Campeador - o soberano espanhol que, morto, foi colocado em um cavalo para iludir os inimigos de que ainda vivia e comandava”.

MEIO AMBIENTE

Sobre a questão ambiental, Valor traz a ex-ministra Izabella Teixeira alertando que combater desmatamento é “senha para a reinserção internacional”. Ela diz que é preciso um pacto nacional para combater e acabar com corte na Amazônia e no Cerrado.

BRASIL NA GRINGA

Reuters destaca que a Suprema Corte do Brasil intima Bolsonaro em caso de vazamento de documentos. Na quinta-feira, juiz do STF intimou o presidente do Brasil e ordenou que a PF o interrogasse em uma investigação sobre documentos vazados nos quais ele resistiu a testemunhar.

Já a Associated Press destaca que a ômicron se espalha pelo Brasil, levando não vacinados a encher os hospitais. Houve um surto renovado de covid no Brasil com a disseminação da variante e, como em outras partes do mundo, é em grande parte uma pandemia de não vacinados. O Brasil confirmou uma média de 162.000 casos na semana até janeiro.

O argentino Clarín diz que a pandemia avança no Brasil,  com a ômicron atingindo os não vacinados em meio à briga política para imunização das crianças. Quase 90% dos hospitalizados com Covid-19 não receberam as duas doses. A vacinação de menores de 11 anos gerou polêmica no país. O alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung noticia mais mortes por coronavírus estão ocorrendo em países com governos populistas“O vírus tirou mais vidas em países como Brasil, Hungria e Reino Unido. Os pesquisadores culpam os políticos”, resume o jornal.
New York Times noticia que níveis alarmantes de mercúrio são encontrados na floresta amazônica. As descobertas, relacionadas à mineração de ouro no Peru, fornecem novas evidências de como as pessoas estão alterando os ecossistemas de maneiras perigosas em todo o mundo.

INTERNACIONAL

O destaque da capa do New York Times nesta sexta-feira é a surpreendente força da economia dos Estados Unidos. O jornal noticia que o PIB cresceu 5,7% em 2021, encerrando um ano forte. No quarto trimestre, a economia subiu 1,7%. O aumento foi o maior em décadas, à medida que os efeitos da pandemia diminuíram, embora os desafios persistam.

Wall Street Journal também alardeia o resultado, mas faz a ressalva: Economia fecha ano forte com preocupações à espreita. De acordo com o jornal, economistas esperam que o crescimento desacelere este ano com gastos mais fracos do consumidor e escassez persistente de oferta.

NYT ainda noticia que a economia está em crescimento com Biden, mas questiona: Por que os eleitores não se sentem melhor? Para o jornal, Biden está sofrendo nas pesquisas porque a inflação alta mina a confiança na economia, mesmo com crescimento forte.

Outro destaque na mídia americana é que o presidente Joe Biden planeja nomear o sucessor de Stephen Breyer na Suprema Corte até o final de fevereiro. Ele elogiou as décadas do juiz na bancada, incluindo quase 28 anos na Suprema Corte. Washington Post dá manchete de primeira página: Biden promete escolher 'um candidato histórico'.

Sobre a crise na Ucrânia, o WSJ ressalta que enquanto a Rússia ameaça o país, a Europa luta para garantir o fornecimento de gás. “Autoridades europeias estão lutando para bloquear os suprimentos de energia necessários para manter suas economias funcionando se as hostilidades em torno da Ucrânia colocarem em risco o gás natural encanado da Rússia”, informa. 

Financial Times também fala em retaliação: novos projetos de gás russos enfrentam sanções se a Ucrânia for atacada. O jornal diz que a UE e o Reino Unido estão se preparando para atingir novos projetos russos de gás com sanções se o Kremlin ordenar um ataque à Ucrânia. O jornal acrescenta que esta é a primeira vez que a Europa considera focar em um setor do qual depende, já que o gás russo representa 40% de suas importações. Em longa reportagem, o jornal ainda aborda como o conflito na Ucrânia traz lembrança sobre o antigo regime. O império retorna: Rússia, Ucrânia e a longa sombra da União Soviética

Times ressalta na manchete de capa que os EUA soaram o alarme “por causa do dinheiro russo em Londres”. O jornal diz que as autoridades americanas expressaram medo de que serão incapazes de impor sanções à Rússia de forma eficaz, se a Rússia invadir a Ucrânia, “por causa de anos de tolerância britânica de dinheiro suspeito inundando Londres”.

O russo The Moscow Times traz o chanceler alertando o mundo: Rússia não é culpada se a guerra começar, diz Sergei Lavrov. “Nós não queremos uma guerra. Mas não permitiremos que [o Ocidente] ignore rudemente e atropele nossos interesses”, disse o ministro das Relações Exteriores russo.

Já o Guardian diz que estão sendo levantadas questões sobre os aumentos de impostos devidos em abril, depois que o primeiro-ministro “se recusou a confirmar o aumento do seguro nacional”. O jornal diz que o Tesouro está “cada vez mais alarmado” com o fato de que o aumento planejado — para financiar saúde e assistência social após o Covid — possa ser descartado por Boris Johnson. Ele chama qualquer movimento desse tipo de “uma tentativa desesperada de aplacar os parlamentares conservadores de direita enquanto ele luta para salvar seu emprego”.

 

AS MANCHETES DO DIA

Focus Brasil: A luta contra a desigualdadeA concentração de renda no Brasil explode com Bolsonaro e Guedes: ricos cada vez mais ricos e a imensa maioria do povo em situação de pobreza. O abismo social aprofundado desde o Golpe de 2016 agora atinge níveis imorais

Carta Capital: …04, 03, 02, 01Só a reeleição adia o encontro marcado do clã Bolsonaro com a Justiça

IstoÉ: A Covid nossa de cada diaTeremos que aprender a conviver com a doença que está prestes a virar endemia

Veja: A política do luxoLevantamento inédito mostra como o dinheiro do contribuinte é usado para custear gastos extravagantes dos partidos e propiciar uma série de mordomias aos seus dirigentes

Folha: Damares oferece a pessoas antivacina disque-denúncia

Estadão: Bolsonaro dá 33% de reajuste a professor; prefeitos reagem

O Globo: Congelar ICMS não deve bastar para conter alta de gasolina

Valor: China desbanca Brasil e lidera exportações para a Argentina

BBC Brasil: Vacinação contra covid: 5 perguntas definem quantas doses tomaremos no futuro

UOL: Fabricante de papel trouxe lixo dos EUA ilegalmente para o Brasil

G1: Como a ômicron faz o sistema de saúde tombar de novo

R7: Contratos de aluguel que vencem em fevereiro terão alta de 16,9%, mostra pesquisa da FGV

Luís Nassif: A Lava Jato e o desmonte da credibilidade da mídia

Tijolaço: Depoimento de Bolsonaro a PF é tragicomédia de erros

Brasil 247: Pernambuco: Lula tem 62% dos votos, Marília Arraes lidera corrida pelo Senado e Humberto Costa pelo governo, diz Vox Populi

DCM: Dilma será indenizada em R$ 30 mil por danos morais

Rede Brasil Atual: Com mandantes condenados mas livres, chacina de Unaí completa 18 anos

Brasil de Fato: Refinaria privatizada aumenta preços de gasolina e diesel mais do que Petrobras

Ópera Mundi: Com a presença de Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, Xiomara Castro toma posse em Honduras

Vi o Mundo: Secretários de Saúde pedem a Queiroga revogação das portarias que rejeitam diretrizes da Conitec para tratar Covid-19

Fórum: Moraes ordena que Bolsonaro preste depoimento nesta sexta (28) sobre vazamento de dados

Poder 360: Brasil perde 2.351 agências bancárias na pandemia

Congresso em Foco: Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro deponha nesta sexta à Polícia Federal

New York Times: Economia em 2021 subiu 5,7%, melhor performance em décadas

Washington Post: Biden promete escolher 'um candidato histórico'

WSJ: Economia fecha ano forte com preocupações à espreita

Financial Times: Novos projetos de gás russos enfrentam sanções se a Ucrânia for atacada

The Guardian: Alarme do Tesouro: primeiro-ministro se recusa a confirmar o aumento do seguro nacional

The Times: EUA soam alarme sobre dinheiro russo em Londres

Le Monde: Ehpad: o escândalo da falta de controles

Libération: Primária popular: os preconceitos fazem parte

El País: Espanha cria 840 mil empregos, o maior ritmo desde 2005

El Mundo: PSOE ativa a via de Cidadãos depois do ERC rejeitar a reforma

Clarín: Governo dá por fechado um princípio de acordo da dívida com o Fundo

Página 12: Alberto Fernández fala sobre a negociação com o FMI

Granma: Iluminada pela juventude, Cuba pelo Apóstolo

Diário de Notícias: Governo gastou 3,2 milhões em obras no hospital militar de Belém mas há um mês desmontou tudo

Público: Tudo em aberto

Frankfurter Allgemeine Zeitung: "O passado nunca deve ser esquecido"

Süddeutsche Zeitung: Verde: "Também deve haver espaço para críticas" 

Moskovskij Komsomolets: Daniil Medvedev vence Stefanos Tsitsipas e chega à final do Aberto da Austrália

The Moscow Times: Rússia não é culpada se a guerra começar, diz Lavrov

Global Times: China se tornará país de alta renda até o final de 2023

Diário do Povo: Xi participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário