terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Deu na Imprensa - 17/01

 

As manchetes dos jornais brasileiros trazem um cardápio de assuntos variados, que passam desde o apoio crescente à vacinação infantil, até as aulas de reforço nos estados, além de questões relativas a impactos da crise no mercado. 

Eis os destaques principais — Folha79% dos brasileiros são a favor de vacinar criançasEstadãoVendas online batem as dos shopping centers na pandemiaO GloboEstados apostam em aulas de reforço e ações contra evasãoValorNúmero de operadoras de saúde vai 47% e aumenta concentração

Sobre a pandemia, a notícia mais relevante é que o Brasil chegou a 23 milhões de casos com nova disparada. Média de sete dias alcançada ontem foi a maior desde junho do ano passado. Na economia, um dos destaques é que a OIT prevê 14 milhões de desempregados no Brasil em 2022. Organismo aponta a América Latina como a região com as perspectivas mais negativas na economia e retomada do emprego.

Na política, um dos destaques do dia é a entrevista do deputado Rui Falcão, ex-presidente do PT, batendo na aliança entre Lula e Alckmin para compor a chapa presidencial. “Lula não precisa de muleta, e Alckmin é contradição a tudo o que PT fez”, afirma o parlamentar. Ex-presidente da legenda afirma que programa de governo petista não pode ser pautado pela Faria Lima. Falcão, que coordenou as campanhas de Lula em 1994 e de Dilma Rousseff em 2014, defende um programa emergencial de combate à fome, desemprego e inflação, com ampliação do investimento do estado. Ele diz ver com bons olhos Lula defender a revogação de pontos da reforma trabalhista.

Ainda sobre a aliança com o ex-governador de São Paulo, Poder 360 afirma que uma ala relevante do PT acredita que Alckmin não é confiável para ser candidato a vice. Alckmin será o seu Temer, disse Dilma. Ela se encontrou pessoalmente com Lula na última quinta-feira.

Na conversa, Dilma expressou preocupação pelo fato de Alckmin não ter afinidades históricas com o PT. Ao mesmo tempo, seria alguém confiável do establishment conservador dentro da administração federal. Há um certo temor de que o ex-tucano possa trabalhar contra o governo quando houver alguma situação mais difícil. 

“Com sua conhecida sinceridade, a ex-presidente relatou a Lula suas preocupações e pediu cautela. A frase de Dilma foi mais ou menos assim, segundo relatos: “O Geraldo Alckmin será o seu Michel Temer. Quando você mais precisar, ele ficará à disposição da oposição para tomar o seu lugar”

Ainda sobre essa aliança, reportagem no Estadão repercute entrevista de Gilberto Kassab ao Correio Braziliense, no domingo, anunciando que não vê chance de Alckmin ser vice do Lula pelo PSD. O presidente do PSD defendeu candidatura do senador Rodrigo Pacheco à Presidência e criticou o orçamento secreto.

Painel da Folha traz duas notas relativas ao PT e à campanha presidencial. PT aposta em comunicação como alicerce para rede de comitês durante campanha de Lula. E a outra é que o PCO vai apoiar Lula mesmo com Alckmin de vice, diz dirigenteEstadão informa que advogados anti-Lava Jato propõem a Lula reforma dos conselhos da Justiça e do MP. Grupo Prerrogativas diz que iniciativa é reação a 'abusos' da operação, que levou o ex-presidente à prisão; ex-ministro do Supremo e procuradores questionam proposta.

O Globo destaca na edição online que Fernando Haddad é diagnosticado com Covid-19. Jornais também repercutem artigo de Ciro Nogueira. O Globo informa que Gleisi Hoffmann chama o texto do ministro da Casa Civil de 'mentiroso' e diz que ele precisa 'cair na real’. Outro tema que repercutiu foi a crítica de Bolsonaro ao PT, dizendo que 'mente' quem diz que reforma trabalhista retirou direitos.

LULA 

Na revista Leitura, suplemento do italiano Corriere della Sera deste domingo, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula anuncia que volta para lutar pelo Brasil. Em longa entrevista, ele expõe seus planos para o futuro. Fala de programas que – para salvar o Brasil de um desastre anunciado – parecem desenhados para reapresentar sua candidatura à nova liderança do país, desafiando o chefe de Estado Jair Bolsonaro, sobrecarregado pelas críticas à gestão irresponsável da Covid. reconstrução do Brasil começa por comida, educação e trabalho. “A reconstrução do Brasil precisa começar pelo mais básico: garantir que as pessoas não passem fome, tenham direito a estudar e trabalhar em paz”.

BRASIL NA GRINGA

O francês Le Monde fala do “declínio alarmante das liberdades fundamentais” na América Latina, em reportagem publicada nesta segunda, 17. “Dois relatórios, incluindo o da organização Human Rights Watch, denunciam a erosão democrática e os ataques ao Estado de Direito em muitos países da região”, ressalta o jornal.

Em reportagem publicada na edição dominical, o Monde fala da ascensão e queda do “professor” de Jair Bolsonaro“Erudito e ultrajante, Olavo de Carvalho é o cérebro da extrema direita brasileira. Graças às redes sociais, contribuiu para colocar, em 2018, Jair Bolsonaro à frente do país. Mas a menos de um ano da eleição presidencial, suas ‘fake news’ conspiratórias acabaram cansando”, relata o correspondente Bruno Meyerfeld.

O espanhol El País traz artigo de Rafael Rojas apontando que a vitória de Boric no Chile é de singular relevância, pois freia o avanço da extrema direita e reforça o componente democrático dentro do polo esquerdista latino-americano. 

INTERNACIONAL

New York Times destaca em manchete nesta segunda-feira que os problemas na cadeia de suprimentos podem piorar à medida que a China impõe novos bloqueios de Covid“Os fabricantes americanos estão preocupados que a política de tolerância zero ao coronavírus da China possa prejudicar a correia transportadora global de mercadorias este ano”, informa o diário estadunidense.

Já o Washington Post repercute a divisão interna dentro do comitê da Câmara que investiga a invasão ao Capitólio em 2021. Não há consenso quanto à tática para obter depoimentos de legisladores. “O comitê seleto da Câmara está dividido sobre a possibilidade de buscar intimações, em parte por temores de que uma luta legal prolongada atrasasse a meta do comitê de emitir um relatório antes das eleições de novembro”, aponta.

O britânico The Guardian dá manchete para a manobra de Boris Johnson acusado de “atacar” a BBC para “salvar sua própria pele”. O jornal diz que a medida provavelmente será popular entre os membros e simpatizantes dos conservadores, mas Ian Murray, do Partido Trabalhista, disse que o anúncio foi uma “última tentativa” do primeiro-ministro de salvar seu cargo.

The Times repercute a decisão do primeiro-ministro de convocar militares para conter o fluxo de migrantes. Johnson planeja colocar os militares encarregados de conter o número de barcos que fazem a viagem. Outras medidas estão sendo elaboradas para enviar migrantes para países como Ruanda e Gana para processamento e reassentamento, de acordo com o jornal. Times descreve a “série de anúncios populistas” que o primeiro-ministro deve revelar ao enfrentar pedidos de renúncia.

Um dos destaques na capa do Le Monde é sobre o aumento das fortunas dos bilionários que cresceram mais do que na última década, segundo a Oxfam, e especialmente durante a crise da saúde. Segundo a ONG britânica, a fortuna acumulada dos bilionários aumentou em US$ 5 trilhões de dólares, atingindo seu nível mais alto até hoje, US$ 13,8 trilhões. Desde o início da pandemia, 160 milhões de pessoas caíram na pobreza.

Global Times destaca em manchete de primeira página que o PIB da China cresce 8,1% em 2021, o mais rápido em quase uma década. O índice e ficou bem acima da meta anual do governo de atingir uma taxa de crescimento acima de 6%. “A expansão robusta, que supera a expectativa do mercado e eclipsa a maioria das outras grandes economias em termos de dois anos, indica um caminho de recuperação econômica estável — com base na estratégia epidêmica de tolerância zero do país — que Pequim vem encenando inabalavelmente, apesar das calúnias ocidentais”, diz a reportagem assinada por Li Xuanmin.

 

AS MANCHETES DO DIA

Folha: 79% dos brasileiros são a favor de vacinar crianças 

Estadão: Vendas online batem as dos shopping centers na pandemia 

O Globo: Estados apostam em aulas de reforço e ações contra evasão    

Valor: Número de operadoras de saúde vai 47% e aumenta concentração

BBC Brasil: A briga entre cientistas e produtores de soja que gerou racha no agronegócio e foi parar no STF

UOL: Gabinete do ódio quer comprar nova ferramenta espiã intitulada DarkMatter

G1: 79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças contra a Covid, mostra Datafolha

R7: Vacinação contra a Covid-19 completa um ano no Brasil com 68% da população com duas doses

Luís Nassif: A indústria automobilística e o sorvedouro que vem da China

Tijolaço: PIB chinês dispara, mas 2022 começa com apreensão

Brasil 247: Haddad está com Covid e ficará isolado

DCM: Weintraub confirma que Bolsonaro sabia da Operação 'Furna da Onça'

Rede Brasil Atual: Com tendência de alta, Brasil chega a 23 milhões de casos confirmados de covid

Brasil de Fato: Marco temporal, operações policiais e vacina: conheça os principais julgamentos do STF em 2022

Ópera Mundi: Áustria confirma vacinação obrigatória a partir de fevereiro

Vi o Mundo: Roberto Amaral, que em 2016 levou bomba da PM de Alckmin: Quem fará o discurso da esquerda nas eleições de 2022?

Fórum: Datafolha: 79% aprovam vacinação de crianças e maioria acha que Bolsonaro atrapalha

Poder 360: Alckmin será o seu Temer, diz Dilma a Lula

Congresso em Foco: Servidores preparam grande ato por reajuste salarial. Greve não está descartada

New York Times: Bloqueio da China aumenta o estresse na cadeia de suprimentos

Washington Post:  Painel de 6 de janeiro dividido sobre táticas

WSJ: Varejo e indústria desaceleraram com aumento de infecções e inflação

Financial Times: GSK e Pfizer resistem a oferta de £ 60 bilhões para unidade de saúde do consumidor

The Guardian: Primeiro-ministro acusado de atacar a BBC para salvar sua própria pele

The Times: PM convoca militares para conter fluxo de migrantes

Le Monde: Covid-19: os sinais encorajadores na França

Libération: Desigualdade. Por que precisamos reformar a herança

El País: A medida chave para limitar o aluguel estará nas mãos das prefeituras

El Mundo: Moreno está perto da maioria absoluta na Andaluzia embora dependa da abstenção do Vox

Clarín: Dúvida nos EUA sobre o apoio à Argentina ante o FMI

Página 12: Milagro Sala: "A Gestapo ainda está em vigor em Jujuy" 

Granma: Que o plano e o orçamento sejam mais como os municípios

Diário de Notícias:  Vinhos do Porto e do Douro: Vendas recorde 600 milhões de euros em 2021

Público: Número de maiores de 60 nas cadeias quase triplica nos últimos 12 anos

Frankfurter Allgemeine Zeitung: Bem servido

Süddeutsche Zeitung: Desta forma, a Alemanha aumenta o perigo de guerra

Moskovskij Komsomolets: No Cazaquistão, o clã Nazarbayev foi radicalmente limpo

The Moscow Times: Navalny diz 'sem arrependimentos' no aniversário de retorno à Rússia

Global Times: PIB da China cresce 8,1% em 2021, o mais rápido em quase uma década

Diário do Povo: Xi aborda sessão virtual do FEM 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário