quinta-feira, 27 de maio de 2021

Deu na Imprensa - 27/05/2021

 

A crise sanitária e seus desdobramentos na política e na economia continuam sendo o principal assunto dos grandes jornais brasileiros. Folha destaca em manchete que a CPI da Covid decide convocar para depor nove governadoresEstadão alardeia que a fuga de profissionais para os EUA é a maior em uma década. 

O Globo destaca que os casos e internações sobem, e Queiroga admite 3ª onda da Covid. A edição brasileira do El País destaca a decisão de Biden de ordenar à CIA e aos serviços de inteligência que apurem a origem da Covid: Teoria que aponta acidente em laboratório como origem da covid-19 deixa o campo da conspiração. Já o Valor dá na manchete principal a abertura de negócios com crédito com a decisão do STF abre mercado bilionário sobre PIS e Cofins.

A convocação novamente do ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) e do atual titular, Marcelo Queiroga, foi aprovada ontem pela CPI. Os senadores aprovaram ainda a convocação de nove governadores para que expliquem o uso de recursos federais nos estados. São eles Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI) e Marcos José Rocha dos Santos (RO). Também foi convocado o ex-governador do Rio Wilson Witzel. 

No GloboBela Megale escreve que governadores discutem ação conjunta no STF para suspender ida à CPI. O principal argumento que deverá ser apresentado pelo Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados é que convocar chefes de executivos estaduais infringe a Constituição.

Na política, Folha desdobra os impactos da recente conversa de Lula com Fernando Henrique Cardoso relembrando a conturbada relação entre os ex-presidentes e destacando que pela primeira vez os dois podem fazer uma aliança pela Presidência em 2022. O material ocupa uma página inteira e está mais para pensata do que informação apurada.

O jornal ainda destaca que a esquerda convoca protestos de rua para tentar desgastar Bolsonaro e turbinar CPI em meio a ceticismo sobre impeachment"Partidos e movimentos reforçaram orientações para manifestações neste sábado em plena pandemia", diz a Folha.

Já O Globo noticia que o PSB prepara a filiação de lideranças do PCdoB, como o governador do Maranhão, Flávio Dino, o deputado federal Orlando Silva (SP) e a ex-deputada Manuela D'Ávila (RS). Todos têm se manifestado favoravelmente a uma chapa encabeçada por Lula, assim como o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), outro nome que costura seu embarque no PSB. Em outro texto, o jornal revela que o alinhamento do PSB à candidatura de Lula contra Bolsonaro enfrenta a resistência da família de Eduardo Campos. Apesar de o ex-presidente ter tido uma conversa virtual de mais de duas horas com o governador Paulo Câmara no início de abril que estimulou especulações no Nordeste sobre a possibilidade de ser vice do petista, a família Campos ainda não está convencida de que a aliança é o melhor caminho.

A defesa do voto impresso para as eleições presidenciais de 2022 é "teoria da conspiração aliada a negacionismo da tecnologia e da ciência que é a urna eletrônica". Essa é a opinião de Renato Brill de Góes, vice-procurador geral eleitoral, que é quem representa o Ministério Público junto ao TSE. Ele concede entrevista Patrícia Campos Mello, da Folha.

Estadão informa que os generais Walter Braga Netto (Defesa), e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Exército), passam por novo teste ao participar hoje da inauguração de uma ponte na Amazônia com o presidente. Paulo Sérgio é general de quatro estrelas da ativa. O evento será exatamente no mesmo dia em que se completa o prazo de 72 horas para que o também General Eduardo Pazuello apresente sua defesa pela participação, no domingo passado, de manifestação de cunho político, ao lado de Bolsonaro.

BRASIL NA GRINGA

Em artigo publicado no New York TimesVanessa Bárbara fala da possibilidade de a CPI da Covid vir a responsabilizar Bolsonaro pela gestão desastrosa da pandemia"O presidente Jair Bolsonaro aparentemente pretendia levar o país à imunidade coletiva por infecção natural, quaisquer que fossem as consequências", escreve. "Isso significa – assumindo uma taxa de mortalidade de cerca de 1% e considerando 70% de infecção como um limite provisório para imunidade de rebanho – que Bolsonaro efetivamente planejou pelo menos 1,4 milhão de mortes no Brasil. De sua perspectiva, os 450.000 brasileiros já mortos pela Covid-19 devem parecer um trabalho nem mesmo feito pela metade".

Em reportagem do correspondente Bruno Meyerfeld, o francês Le Monde aborda como gerações de famílias dominam a cena política brasileira há décadas. No Brasil, o infeliz domínio de clãs e dinastias sobre a vida política – é o título do material. "Quase dois terços dos deputados brasileiros e três quartos dos senadores são 'herdeiros' na política. Uma tradição que promove desigualdades e corrupção", aponta. E, claro, a família Bolsonaro está no alvo da reportagem. "No Brasil, a política é um assunto de família, até o topo do estado. Veja o clã Bolsonaro no poder: o patriarca-presidente Jair conseguiu 'colocar' seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo ('zero um', 'zero dois' e 'zero três', como o pai os chama), respectivamente, como senador, vereador e deputado do Rio de Janeiro".

"O PT, fundado por Lula, no entanto, continua sendo um caso especial. Com raras exceções (como os Tatto no sul de São Paulo ou os Viana no Acre), o grupo tem poucas 'grandes famílias' entre seus membros. 'O PT é o único partido moderno do Brasil. Sua história é outra: foi forjada na década de 1980 em torno da luta sindical e dos intelectuais', nota Ricardo Costa de Oliveira", destaca.

Em artigo, o jornalista Emir Sader trata no Página 12 sobre o ódio e o amor, no Brasil, ao Partido dos Trabalhadores"Eles odeiam o PT porque ele elegeu e reelegeu um presidente em exercício do Brasil. Eles amam o PT porque ele elegeu e reelegeu um presidente trabalhador do Brasil. Eles odeiam o PT porque ele vai eleger um presidente operário do Brasil novamente. Eles amam o PT porque vai eleger um presidente operário do Brasil novamente", escreve.

O argentino Clarín trata do aprofundamento da desigualdade no Brasil em meio à crise sanitária. Duas mil mortes por dia, pobreza, inflação e sem vacinas: Brasil afunda na pandemia do coronavírus – destaca a manchete. "As favelas estão se multiplicando antes do colapso econômico e do fim dos auxílios estatais", informa. "A disseminação do vírus se acelerou este ano, causando mais mortes nos primeiros quatro meses de 2021 do que em todo o ano de 2020. Quase 2.000 pessoas morrem todos os dias, número superado apenas pela Índia".

O português Diário de Notícias traz estudo indicando que 15% da população brasileira tem anticorpos contra a doença. Foram analisadas 120 mil pessoas em 133 municípios, mostrando enormes discrepâncias nas taxas de seroprevalência dos estados brasileiros, de 9,89% no Ceará (nordeste) a 31,4% no Amazonas (norte). "Menos de 1% das pessoas testadas afirmou ter recebido vacinas e praticamente nenhuma havia recebido as duas doses", disse o professor Marcelo Burattini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que realizou o estudo.

INTERNACIONAL

New York Times destaca em manchete de primeira página que o presidente Joe Biden ordenou à inteligência uma investigação sobre as origens do coronavírus. A diretiva veio no momento em que as autoridades de saúde e cientistas renovaram os apelos por um exame mais rigoroso. Biden ordenou às agências de inteligência que investiguem as origens do coronavírus, indicando que seu governo leva a sério a possibilidade de que o vírus mortal tenha vazado acidentalmente de um laboratório, além da teoria prevalecente de que foi transmitido por um animal para humanos fora de um laboratório.

Washington Post destaca que sem a cooperação chinesa, não está claro como a comunidade de inteligência seria capaz de chegar a novas conclusões no período de três meses que Biden solicitou. Em um comunicado, ele deixou claro que a CIA e outras agências de inteligência ainda não chegaram a um consenso sobre como o vírus que gerou uma pandemia e matou quase 600 mil americanos tenha se originado na China. Ele os instruiu a reportar de volta a ele em 90 dias.

Wall Street Journal destaca em manchete de primeira página que as gigantes do petróleo enfrentam derrotas na mudança climática à medida que as pressões se intensificam"Espera-se que as derrotas significativas da Exxon Mobil e da Royal Dutch Shell nas mudanças climáticas forcem a indústria de petróleo e gás a enfrentar de maneira mais completa a rapidez com que a paisagem está mudando sob a pressão de ambientalistas e investidores", reporta.

Na Inglaterra jornais dão amplo destaque – a maioria concede manchete ao depoimento de Dominic Cummings ao parlamento com críticas severas e ataques ao primeiro-ministro Boris Johnson por causa da condução da pandemia. O tema é manchete do The TimesThe Guardian e Financial Times, além dos tablóides sensacionalistas. 

Um ministro disse ao Times que Cummings estava atrás de "vingança" quando deu depoimentos, que incluíam alegações de que Johnson era "impróprio para o trabalho" e que Matt Hancock deveria ter sido demitido por mentir – algo que o secretário de saúde nega. O jornal afirma que os comentários de Cummings representaram um "assassinato de caráter", com o redator parlamentar Quentin Letts chamando a audiência do comitê de "mais longa e sangrenta do que Hamlet". 

Financial Times diz que as evidências "deixaram poucas reputações intactas", com o chanceler Rishi Sunak "entre as poucas figuras importantes para evitar suas críticas". O Guardian percorre as alegações de Cummings, observando que ele retratou o primeiro-ministro como "obcecado com a mídia e fazendo constantes reviravoltas".

 

AS MANCHETES DO DIA

Folha: Secretária contradiz Pazuello sobre tratamento e Amazonas

Folha: CPI da Covid decide convocar para depor nove governadores

Estadão: Fuga de profissionais para os EUA é a maior em uma década

O Globo: Casos e internações sobem, e Queiroga admite 3ª onda

Valor: Decisão do STF abre mercado bilionário sobre PIS e Cofins

El País (Brasil): Teoria que aponta acidente em laboratório como origem da covid-19 deixa o campo da conspiração

BBC Brasil: O que se sabe sobre eficácia das vacinas contra variante da Índia e outras já identificadas no Brasil

UOL: Grupo majoritário da CPI quer adiar depoimentos de governadores

G1:  CPI ouve hoje diretor do Butantan sobre produção da CoronaVac e relação com governo

R7: Governo começa a distribuir 6,7 milhões de vacinas nesta quinta pelo Plano Nacional de Imunização

Luis Nassif: A privatização da Eletrobras será o golpe do século

Tijolaço: Aras defende Salles por vaga no STF

Brasil 247: Exclusivo: Médica que usou cloroquina em Manaus é investigada por homicídio

DCM: Rejeição de Bolsonaro chega a 59%, diz pesquisa

Rede Brasil Atual: Pelo menos três indicadores dão sinais de terceira onda de covid-19 no Brasil

Brasil de Fato: PF intervém em garimpo ilegal e garimpeiros fecham município no Pará em protesto

Ópera Mundi: Imprensa desregulada é ponto fraco da democracia, diz Eugênio Bucci

Fórum: Bolsonaro leva comandante do Exército em inauguração de ponte próxima a jazida de nióbio e terra indígena

Poder 360: Senadores apostam na ausência de governadores na CPI da Covid

Vi o Mundo: Nova convocação de Queiroga deixa quarto ministro da Saúde de Bolsonaro na corda bamba e CPI agora mira no gabinete paralelo

New York Times: Presidente ordena relatório em 90 dias sobre as origens do vírus

Washington Post: Trabalhador atira fatalmente em 8 no pátio ferroviário da Califórnia

WSJ: Exxon e Shell sofrem derrotas no clima

Financial Times: Cummings acusa Johnson de ser 'inadequado' para liderar o país

The Guardian: 'Morreram dezenas de milhares de pessoas que não precisavam morrer'

The Times: Cummings chove fogo no nº 10

Le Monde: Envelhecer em casa: os caminhos do governo

Libération: Macron em Ruanda. A história oposta

El País: Supremo vê como "inaceitáveis" indultos previstos por Sánchez

El Mundo: Tribunal desmascara a Sánchez e denuncia o 'autoindulto' do processo

Clarín: Argentina se retirou de uma demanda em Haia pelos crimes do chavismo 

Página 12: Sem respiro

Granma: O confronto com COVID-19 será assumido por grupos de trabalho temporários nos territórios

Diário de Notícias: Rui Rio no encontro das direitas: "O PSD não é um partido de direita"

Público: Meio milhão de convocados não respondeu à chamada para a vacina

The Moscow Times: Grupo de oposição aberto 'indesejável' da Rússia fecha antes das eleições

Frankfurter Allgemeine Zeitung: Suíça corta laços

Süddeutsche Zeitung: É hora de solidariedade com as crianças

Global Times: Lutando nos bastidores: EUA pressionando a OMS no rastreamento das origens do coronavírus

Diário do Povo: Xi vê um grande potencial nos laços com a União Europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário