segunda-feira, 24 de maio de 2021

Neste domingo, o Brasil registrou 894 mortes por Covid-19, chegando a 449.185 desde o início da pandemia. O número, porém, não inclui dados de Roraima.

 Após seis casos da variante indiana do Sars-Cov-2 serem identificados no Maranhão, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga foi hoje a São Luís entregar 600 mil kits de testes rápidos. Ele anunciou ainda um reforço de 50% nas vacinas envidas para a capital maranhense e cidades vizinhas. Queiroga, porém, disse que o ministério ainda não está “vislumbrando uma terceira onda” da Covid-19. (Globo)

A avaliação do ministro não é compartilhada por especialistas. Segundo o infectologista Renato Grinbaum, o número ainda pequeno de vacinados e uma reabertura abrupta que facilite aglomerações representam, sim, o risco de uma terceira onda no país. (UOL)

Uma boa notícia é que um estudo da Agência de Saúde Pública da Inglaterra indica que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca são eficientes contra a variante indiana. A constatação é importante porque a Índia enfrenta uma situação dramática, com 300 mil mortos, crise na produção de vacinas e o surgimento de um fungo potencialmente fatal em pacientes recuperados da Covid-19. (G1)

Outra informação animadora é que a Fiocruz recebeu da China no sábado uma remessa de insumo farmacêutico ativo (IFA) que lhe permitirá retomar amanhã a produção da vacina AstraZeneca, interrompida na quinta-feira. O material recebido permitirá a entrega de 12 milhões de doses do imunizante. (Jornal Nacional)

A entrega do IFA, porém, envolveu um constrangimento. Em nota, o Ministério da Saúde anunciou a chegada de “insumos do exterior”, omitindo a origem chinesa. O embaixador Yang Wanming ironizou no Twitter: “Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra.” Horas depois, o Itamaraty divulgou nota agradecendo à China. (Folha)

Neste domingo, o Brasil registrou 894 mortes por Covid-19, chegando a 449.185 desde o início da pandemia. O número, porém, não inclui dados de Roraima. Em média, 1.909 pessoas morreram por dia na última semana, com queda de 9% em relação aos 14 dias anteriores, o que indica estabilidade. (UOL)

E um relatório da Inteligência dos EUA promete causar polêmica. O documento diz que três pesquisadores do Instituto de Virologia da cidade chinesa de Wuhan, origem da pandemia, foram hospitalizados em novembro de 2019 com sintomas que podem ser associados tanto a uma gripe sazonal quanto à Covid-19. A OMS, após uma investigação, classificou como “extremamente improvável” que o Sars-Cov-2 tenha sido criado em laboratório. (Wall Street Journal)




Por meio de uma nota lacônica, o Ibama anunciou no sábado que estava retomando, por decisão judicial, as regras de uma instrução normativa de 2011 exigindo autorização do órgão para exportação de produtos e subprodutos madeireiros de espécies nativas. A instrução havia sido suspensa em fevereiro do ano passado pelo então presidente do Ibama, Eduardo Bim, afastado na última quarta-feira pelo ministro do STF Alexandre Moraes. (Poder 360)

Nenhum comentário:

Postar um comentário