quarta-feira, 19 de maio de 2021

Nesta terça-feira o Brasil registrou 2.517 mortes por Covid-19, totalizando 439.379 óbitos e elevando a média móvel diária em uma semana a 1.953

 A escassez da CoronaVac fez com que o número de brasileiros com a segunda dose da vacina atrasada mais do que triplicasse em pouco mais de um mês. Em 13 de abril, o Ministério da Saúde informou que 1,5 milhão de pessoas não tinham tomado a segunda dose; hoje, esse número chega a 5 milhões. (Estadão)

E como se já não houvesse problemas suficientes, a China reduziu de 4 mil para 3 mil litros o volume de insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac prometido para envio no próximo dia 26. Na última sexta-feira o Instituto Butantan teve que interromper a produção da CoronaVac por falta de IFA. Ela só será retomada com a chegada do novo lote. (UOL)

Então... O indiano Instituto Serum, autoproclamado maior produtor de vacinas do mundo, informou que vai aumentar sua produção, mas só deve retomar em outubro a exportação de imunizantes. Até lá, a prioridade é o mercado interno, já que a Índia enfrenta um agravamento sem precedentes da pandemia. A notícia é ruim para o Brasil, já que o cronograma do Ministério da Saúde previa a chegada de 8 milhões de doses da AstraZeneca fabricada pelo Serum até o final do terceiro trimestre. (CNN Brasil)

Nesta terça-feira o Brasil registrou 2.517 mortes por Covid-19, totalizando 439.379 óbitos e elevando a média móvel diária em uma semana a 1.953. Na comparação com os 14 dias anteriores, porém, a média recuou 16%, o que mantém a tendência de queda. (G1)

Também temos boas notícias. Segundo o Imperial College de Londres, a taxa de transmissão do Sars-Cov-2 segue baixa. Aliás, houve mais uma redução, de 0,96 no início da semana passada para 0,91 no começo desta. Isso significa que cada 100 portadores do vírus infectam 91 pessoas, uma progressão decrescente. Quando a taxa passa de 1, a epidemia é considerada fora de controle. (Veja)

E um tratamento experimental contra Covid-19 desenvolvido por cientistas da Austrália e dos EUA conseguiu reduzir em 99,9% a carga viral em testes com animais. A técnica usa RNA para atacar o vírus e impedir que ele se reproduza nos pulmões. A terapia, porém, ainda precisa passar por mais testes antes de ser avaliada em humanos. (Globo)




Levantamento feito pela Uerj mostra que, nas 20 escolas mais bem colocadas no Enem 2019 (19 privadas e uma pública), somente 9,75% dos alunos se declaram pretos e pardos, embora o grupo represente 56% da população. (Globo)




Pelo menos sete espécies de aves que habitavam a Mata Atlântica, especialmente em Pernambuco, foram extintas nas últimas décadas, segundo um estudo baseado em dados de observação nacionais e estrangeiros. O principal motivo foi a perda de habitat provocada pela expansão da agricultura e das cidades. Outras nove espécies enfrentam risco iminente de desaparecem também. (O Eco)




Há três meses a NASA conseguiu um de seus maiores feitos: pousou com sucesso em Marte do veículo-robô Perseverance, que, acompanhado do drone Ingenuity, procura sinais de haver ou já ter havido vida no Planeta Vermelho. Confira algumas das imagens que robô enviou para a Terra nesses 90 dias. (CNN Brasil)




O Conselho da Cidade de Bangor, no País de Gales, confirmou ontem a eleição de Owen Hurcum, de 23 anos, para a prefeitura. É a primeira pessoa não-binária (que não se identifica como homem nem mulher) a ocupar um cargo do tipo no Reino Unido e a mais jovem a governar Bangor, uma cidade costeira de 16 mil habitantes fundada no século 6 a.C. (Poder36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário