quarta-feira, 15 de setembro de 2021

STF e Congresso enterram tentativa de Bolsonaro de facilitar 'fake news'


O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional impuseram uma previsível derrota ao presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira. No começo da noite, a ministra do STF Rosa Weber publicou decisão em que suspendia a tramitação da medida provisória que pretendia dificultar a remoção de conteúdos que disseminam fake news nas redes sociais. Simultaneamente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolvia ao presidente essa mesma medida. Na prática, as mudanças determinadas por Bolsonaro —que chegou a dizer nesta terça que “fake news faz parte da nossa vida”— deixam de existir. De Brasília, Afonso Benites explica que a devolução de uma MP não é um ato político banal. Pelo contrário, é algo considerado forte e excepcional, e que geralmente ocorre com governos frágeis.

No Haiti, o assassinato do presidente Jovenel Moïse, ocorrido em julho, segue assombrando o mundo político. O primeiro-ministro Ariel Henry, que assumiu o poder enquanto haitianos não escolhem um novo governante, demitiu nesta terça um promotor que pretendia investigá-lo pelo magnicídio. Segundo a acusação apresentada por Bel-Ford Claude, Henry teria falado por telefone com um dos principais suspeitos de ordenar o assassinato dias antes do episódio. Até aqui, o caso levou 44 pessoas à prisão, preventivamente, incluindo 18 colombianos acusados de fazer parte do conluio.

Já na Argentina, a crise mora nas urnas. Após sofrer grande derrota nas primárias para as eleições legislativas de novembro, o Governo do presidente Alberto Fernández tem dois meses para catar os cacos e reverter os resultados. Mantidos os resultados do termômetro eleitoral deste mês, os peronistas perderiam não apenas o controle do Senado como deixariam de ter a maior bancada na Câmara. Enquanto calcula a rota dos próximos meses, Fernández promete ouvir as ruas e "corrigir erros", enquanto sua vice, a ex-presidenta Cristina Kirchner, avalia se é hora de apostar em um discurso mais radical ou da moderação.

Planeta 9 ou Planeta X. São esses os nomes do que pode ser uma nova e revolucionária descoberta de mais um integrante do nosso Sistema Solar. Segundo Eva Villaver, pesquisadora do Centro de Astrobiologia do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Espanha, nos últimos anos cientistas têm encontrado uma série de grandes objetos rochosos e corpos gelados —em sua maioria menores do que Minas Gerais— que são escombros do processo de formação do nosso Sistema de planetas. Essas descobertas levantam hipóteses sobre a existência de um outro planeta ainda não detectado nas redondezas e que talvez esteja "literalmente bem debaixo do nosso nariz", escreve a especialista.


STF e Congresso enterram tentativa de Bolsonaro de facilitar desinformação
STF e Congresso enterram tentativa de Bolsonaro de facilitar desinformação
Em discurso nesta terça, presidente disse que “‘fake news’ faz parte da vida”. Devolução de MP, como a do Senado, é ato contundente contra governo frágil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário