terça-feira, 13 de julho de 2021

Nesta segunda-feira foram registradas 765 mortes por Covid-19 no país, com total de 534.311 desde o início da pandemia

 A Copa América não se resumiu a estádios sem público e um Maracanazzo argentino. Houve também a Covid-19. Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificaram dois casos no Mato Grosso de uma nova cepa originária da Colômbia e até então inédita no Brasil. Os pacientes foram dois jogadores, um colombiano e um equatoriano, cujas seleções se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá. Conhecida como B.1.621, a variante já teve casos registrados no Caribe, nos EUA e na Europa. Ainda não há indicação de que seja mais letal ou contagiosa. (Estadão)

O governo do Estado do Rio decidiu recomendar a redução de 12 para 8 semanas do intervalo entre as duas doses da vacina da AstraZeneca. O governo estadual afirma que os municípios estão com imunizantes suficientes e que a medida aceleraria a cobertura vacinal. A recomendação será publicada hoje, mas caberá às prefeituras adotá-la ou não. Até o momento, oito capitais e o Distrito Federal já anteciparam a segunda dose. (G1)

Então... O problema é que a região metropolitana do Rio, que inclui a capital e outros oito municípios, tem hoje 150 mil pessoas com a segunda dose da vacina, tanto CoronaVac quanto AstraZeneca, em atraso. Cerca de 89 mil desses atrasados são do município do Rio, que montou um esquema envolvendo telefonemas e visitas para estimular essas pessoas a se vacinarem. (CNN Brasil)

Na outra ponta da Via Dutra o problema é a falta de imunizantes. Pela manhã, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a dizer que não tinha como garantir o cronograma de vacinação se não recebesse novas doses do governo do estado. À tarde, porém, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a vacinação de pessoas com 36 e 35 anos até o fim da semana. (Folha)

Nesta segunda-feira foram registradas 765 mortes por Covid-19 no país, com total de 534.311 desde o início da pandemia. A média móvel em sete dias ficou em 1.297, ficando abaixo de 1.300 pelo segundo dia seguido. (UOL)

O governo dos Estados Unidos incluiu na bula da vacina da Janssen um alerta para a “possibilidade muito baixa” que surgimento de um distúrbio neurológico raro, a síndrome de Guillain-Barré, nas seis semanas após a imunização. (Globo)




A insegurança alimentar praticamente dobrou no Brasil em dois anos, segundo relatório elaborado por cinco agências da ONU e divulgado nesta segunda-feira. Entre 2019 e 2020 havia 7,5 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave – quando uma pessoa passa ao menos um dia sem acesso a alimentos. Entre 2014 e 2016, eram 3,9 milhões. (UOL)




Começam hoje e vão até o fim da noite de sexta-feira as inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas parciais e totais em faculdades privadas. Clique aqui para se inscrever. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário