sexta-feira, 16 de julho de 2021

Ontem foram registradas 1.552 mortes por Covid-19 no país, elevando o total de vítimas a 539.050.

 A variante delta do Sars-Cov-2 deixa em alerta as autoridades de saúde das duas maiores cidades do país. A prefeitura de São Paulo reconheceu que já existe risco de transmissão comunitária da cepa originária da Índia, uma vez que foi impossível identificar como foi infectado o primeiro paciente com a variante na cidade. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a delta, mais contagiosa, já está circulando pela cidade, após a confirmação de dois casos na Zona Norte. (Globo)

A despeito dos primeiros casos da variante delta, a maioria dos brasileiros acredita que a pandemia de Covid-19 está de alguma forma contida, segundo pesquisa do Datafolha. Para 53%, ela está parcialmente controlada, enquanto 5% acham que está totalmente controlada e 41% veem a doença fora de controle. (Folha)

Ontem foram registradas 1.552 mortes por Covid-19 no país, elevando o total de vítimas a 539.050. A média móvel diária em sete dias foi de 1.244 óbitos, a menor desde 1º de março. (UOL)

Enquanto isso... A ONU alerta que, devido à pandemia, a vacinação infantil contra outras doenças despencou, o que pode gerar uma tragédia ainda este ano. No ano passado, 23 milhões de crianças em todo o mundo não receberam as três doses da vacina contra difteria, tétano e coqueluche. (G1)




A Covid-19 não foi o único flagelo a assolar o Brasil em 2020. Segundo o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve 50 mil mortes violentas no país, 5% a mais que em 2019. Ações policiais mataram 6,4 mil pessoas, recorde da série histórica. Feminicídios, infanticídios e violência contra população LGBTQIA+ também cresceram. (G1)




A Comissão Europeia abriu ontem processos contra os governos da Polônia e da Hungria, integrantes do bloco, por violação de direitos fundamentais. O motivo são leis aprovadas nos dois países cerceando direitos da comunidade LGBTQIA+. Antigas repúblicas da Cortina de Ferro, Polônia e Hungria são semiditaduras sob as lideranças, respectivamente, de Andrzej Duda e Viktor Orbán, que usam e abusam do discurso conservador em costumes. Os dois países têm de explicar suas condutas, sob o risco de serem levados ao Tribunal de Justiça da UE. (Poder360)




O Enem de 2021 tem o menor número de participantes em 14 anos. São 4.004.764 pessoas inscritas – mas o total pode aumentar um pouco, já que a inscrição só é validada com o pagamento da taxa, que vai até segunda-feira. Para especialistas, a baixa procura se deve, em parte, ao fechamento das escolas durante a pandemia. Na opinião deles, o modelo acentua a desigualdades, uma vez que estudantes de baixa renda têm menos acesso ao ensino remoto e muitas vezes precisam contribuir para o sustento da família. (G1)




Demócrito de Abdera (460 a.C. - 370 a.C.), que criou o conceito estritamente teórico dos átomos, teria dado cambalhotas com o feito de cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA. Com um microscópio que tem um feixe de elétrons no lugar das lentes e um algoritmo que forma imagens de altíssima resolução, eles conseguiram fotografar, com nitidez inédita, átomos de um cristal de praseodímio, numa ampliação de cem milhões de vezes. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário