quinta-feira, 15 de abril de 2021

Eliane Brum: "Biden ameaça sujar as mãos com Bolsonaro"

 


Após duros embates, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que o plenário vai voltar a analisar a sentença que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão, como explica Regiane Oliveira, coloca um ponto de interrogação no futuro do petista como potencial candidato nas eleições de 2022 num julgamento que será retomado nesta quinta após uma sessão de ânimos exaltados. De sua casa em Porto Alegre, a ex-presidenta Dilma Rousseff avaliou o desdobramento, ecoando o temor dos petistas de que Lula volte a ficar inelegível: “Há uma certa inconformidade e temor dos mesmos que prenderam o Lula por 580 dias —indevidamente, fato hoje reconhecido pelos ministros do Supremo—, de que ele possa ser candidato à Presidência da República”, disse ao EL PAÍS.

Outro julgamento que esteve na pauta dos ministros do STF nesta quarta foi a obrigatoriedade de o Senado abrir a CPI da Covid-19. Por 10 votos a 1, a Corte decidiu pelo prosseguimento da Comissão Parlamentar de Inquérito para avaliar a gestão do Planalto durante a crise sanitária. De Brasília, Afonso Benites conta que a Gestão Bolsonaro não terá vida fácil na CPI. Com minoria entre os membros titulares —dos 11 apenas 4 são aliados ao presidente—, o Planalto já se prepara para ceder mais espaço no Governo em troca de apoio enquanto o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal fecham o cerco em torno do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazzuello. Também nesta edição, um novo episódio do podcast Diário do front, a análise semanal do colunista Michel Nicolelis sobre a pandemia. “Enquanto o mundo usa a ciência para escapar da pandemia, no Brasil os cientistas são tachados de canalhas”, lamenta o neurocientista.

Em sua coluna, Eliane Brum faz um alerta à nova Casa Branca: Joe Biden corre o risco de "sujar as mãos" caso aceite negociar com o Governo Bolsonaro, e a portas fechadas, o futuro da Amazônia. Às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, na semana que vem, Brum afirma que o presidente dos EUA pode cometer a maior interferência no destino do Brasil desde a ditadura se isso acontecer. "É compreensível, necessário e desejável que Biden queira investir na proteção da Amazônia também pelas mais corretas e louváveis razões. É, porém, inacreditável, inaceitável e abjeto que Biden faça isso dando dinheiro ao maior inimigo da Amazônia e de seus povos”, critica.

E não é só a agenda climática que pressiona Joe Biden. Reportagem do correspondente do EL PAÍS Wilfredo Miranda conta o drama de Wilton, um menino nicaraguense de 10 anos que apareceu em vídeo viral, no qual pedia ajuda, chorando, após ter sido abandonado na fronteira mexicana com os EUA. A imagem se tornou símbolo da primeira crise imigratória enfrentada pela Casa Branca. Mas a história do garoto revela uma tragédia ainda maior, envolvendo violência de gênero e o sequestro da mãe de Wilton por coiotes. A reportagem foi até El Rama, na costa sul do Caribe nicaraguense, de onde narra a história de mãe e filho.


STF mantém suspense sobre destino de Lula em 2022
STF mantém suspense sobre destino de Lula em 2022
Após duros embates, ministros decidiram que vão voltar a analisar decisão que devolveu os direitos políticos ao ex-presidente petista
Julgamento de Lula põe em jogo a democracia, diz Dilma Rousseff
Julgamento de Lula põe em jogo a democracia, diz Dilma Rousseff
“Há uma certa inconformidade e temor dos mesmos que prenderam o Lula de que ele possa ser candidato à Presidência”, afirma ex-presidenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário