sexta-feira, 23 de abril de 2021

Outra vitória tática para Lula

 


Na Cúpula do Clima desenhada por Joe Biden e marcada por compromissos ambiciosos dos Estados Unidos —o país prometeu a redução das emissões à metade e um sistema elétrico limpo em uma década— e por palavras como “união”, “multilateralismo” e “descarbonização”, Jair Bolsonaro usou seus três minutos na conferência para mudar o tom de seu discurso. Felipe Betim e Gil Alessi contam que o presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para pedir ajuda financeira à comunidade internacional, se comprometeu com o combate ao aquecimento global e ao desmatamento ilegal. A fala, no entanto, contradiz os inúmeros retrocessos na área ambiental verificados durante a gestão Bolsonaro. Em análise, Manuel Planelles explica a importância da cúpula e por que 2021 é um ano decisivo para a emergência climática.

Enquanto isso, em Brasília, o Supremo Tribunal Federal concedeu uma nova vitória tática a Luiz Inácio Lula da Silva. Por 7 a 2, os ministros do Supremo formaram maioria para ratificar a decisão da Segunda Turma que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial ao julgar o ex-presidente. O julgamento na Corte— que teve bate-boca e manobras jurídicas— mantém Lula habilitado para ser candidato nas eleições de 2022 e fragiliza ainda mais a operação Lava Jato.

Após 101 anos no Brasil, a Ford encerrou suas atividades no país e deixou cerca de 5.000 trabalhadores desempregados —isso sem contar a perda de postos gerada em fornecedores. A repórter Heloísa Mendonça conversou com funcionários que, da noite para o dia, ficaram sem a sua fonte de renda e sem um plano B em um país que vivencia um declínio geral de sua indústria, que perde postos na competição mundial. “A sensação é de ser tratado como lixo, eu e minha família demos o sangue pela Ford e a atitude dela é de uma fabriqueta. Da noite para o dia, nos fecharam a porta”, diz o operador de máquinas Leandro Monteiro.

Para ler com calma, a entrevista exclusiva de Francesca Scorsese ao EL PAÍS. A filha do premiado diretor Martin Scorsese que cresceu em sets de gravação agora triunfa como intérprete em We are who we are, da HBO. “Senti um grande alívio ao saber que não consegui meu primeiro papel pelo sobrenome”, conta. Também nesta edição, a crítica de Javier Ocaña sobre o longa Meu pai, um drama doloroso e humano que concorre ao Oscar de melhor filme na cerimônia no próximo domingo.


Maioria do STF ratifica que Moro foi parcial ao julgar Lula e fortalece petista
Maioria do STF ratifica que Moro foi parcial ao julgar Lula e fortalece petista
Por 7 x 2, ministros do Supremo confirmaram decisão da Segunda Turma sobre suspeição. Julgamento teve bate-boca e disputa de narrativas sobre Lava Jato

Nenhum comentário:

Postar um comentário