sexta-feira, 11 de junho de 2021

Deu na Imprensa - 11/06/2021

 

Nas manchetes dos jornalões brasileiros um alerta da FolhaAmérica do Sul falha em domar Covid e se opõe a recuo global, observando que a região está na contramão do mundo e que a pandemia segue descontrolada abaixo da linha do Equador. Estadão destaca que a  CPI mira gabinete paralelo e quebra sigilo de ex-ministros.  O Globo chama a atenção para a última do presidente: Com só 11% vacinados, Bolsonaro quer dispensar uso de máscara

Já o Valor traz tema econômica para o destaque de primeira página: Alta da inflação e PIB reduzem previsões para a dívida bruta. A edição brasileira do El País opta por um tema da política regional: Castillo vence apuração no Peru, mas resultado oficial depende de resposta da justiça sobre recontagem.

No cenário internacional, Jamil Chade chama atenção no UOL para a reunião do G7 que começa nesta sexta-feira na  Inglaterra. As principais economias do mundo desenvolvido realizam sua cúpula, com uma pauta que inclui a resposta à pandemia, a recuperação do crescimento e meio ambiente.  A relação com a China e Rússia também irá dominar as conversas, num debate evidente sobre a reconstrução do sistema internacional para a era pós-pandemia. O G7 optou por repetir o que já é uma tradição e convidou aliados. Mas deixou Bolsonaro de fora, frustrando os planos do governo brasileiro de se aproximar dos países ricos. Canadá, Reino Unido, Itália, Japão, França, EUA e Alemanha estenderam o convite para Índia, Coreia do Sul e Austrália.

Na política, jornais e sites noticiam as articulações de Lula com vistas à sucessão presidencial. O ex-presidente está no Rio de Janeiro e decidiu incluir Eduardo Paes e Rodrigo Maia em articulação para montar palanque no estado"Petista trabalha para tentar incluir o PSD do prefeito do Rio em aliança com Marcelo Freixo, que deixou o PSOL para ir para o PSB", informa O Globo

Nas revistas semanais, a Focus Brasil – editada pela Fundação Perseu Abramo – traz como assunto de capa a onda popular que toma alguns países da América do Sul: Levante popular na América Latina. "O povo protesta e pressiona por mudança. O que acontece no Peru, Chile, Colômbia, México e demais nações? O cansaço das promessas conservadoras. Agora é a vez do Brasil: contra Bolsonaro, todos às ruas em 19 de junho", destaca. A edição que começa a circular neste final de semana também traz uma entrevista com o jornalista Juca Kfouri, que trata da política e diz que Lula é o único líder político brasileiro capaz de reconciliar o país. A revista ainda traz reportagens denunciando o desmonte da Petrobrás, alerta para a crise de energia que ameaça o país e faz um balanço do desmanche de programas vitais para a agricultura familiar depois do Golpe de 2016.

Carta Capital coloca na manchete principal o risco de piora da crise sanitária no país com a realização da Copa América: O vírus de chuteiras. "No país do futebol, a bola dita os rumos da história", destaca. 

Já a revista IstoÉ alerta que o país corre risco de uma guinada para o fechamento do regime: A preparação do golpe. "O governo Bolsonaro constrói um ambiente para se perpetuar no poder na base da força. A politização dos militares com o acordo pela impunidade do general Pazuello foi apenas o mais recente e dramático episódio dessa mobilização. O mandatário tenta resgatar o obsoleto voto impresso para sua narrativa de fraude em eventual derrota. Aparelha a Polícia Federal, manipula as redes sociais, veicula mentiras e agita o país com motociatas, pregando o ataque às demais instituições da República. Nunca a democracia esteve tão em risco, desde os tempos sombrios da ditadura", pontua. 

E a revista Veja coloca na capa o alerta sobre a ofensiva do Palácio do Planalto no Parlamento para retomar o voto impresso com vistas às eleições presidenciais de 2022.  Um voto no retrocesso – é o título da semanal. "A partir das teorias conspiratórias de Bolsonaro, o Congresso avança no debate sobre a cédula impressa, medida desnecessária que só serve a quem deseja tumultuar o processo eleitoral de 2022", sublinha a semanal.

BRASIL NA GRINGA

No ClarínMarcelo Cantelmi aborda a aliança entre Lula e FHC"O Brasil que não olhamos e o desafio das lideranças regionais", diz o título do artigo. "A aliança entre os ex-presidentes Fernando H. Cardoso e Lula da Silva é um polêmico alerta aos mercados sobre uma aposta no centro político, mas também uma expressão de liderança em uma região onde avança a imprevisibilidade", pondera, lembrando que ambos lançaram comunicado conjunto contra a abertura tarifária do Mercosul, exigida por Paulo Guedes. "Essa coincidência é mais ampla do que o próprio pacto. O establishment brasileiro eleva o mercado livre, mas grande parte dessa estrutura, que é formada por corporações industriais e bancos privados, é desenvolvimentista e protecionista. Não é por acaso que o Brasil, como a Argentina, tem tão poucos acordos de livre comércio e que no próprio Mercosul essa possibilidade é praticamente inexistente", observa. "Em todo caso, a ida ao centro é para Lula mais um retorno"

New York Times destaca o comentário de Alberto Fernández sobre as origens dos brasileiros. Presidente argentino ofende com comentário: 'Brasileiros emergiram da selva'. "O presidente Alberto Fernández tentou se conectar com o primeiro-ministro espanhol destacando a herança europeia da Argentina. Em vez disso, ele causou ofensa em grande parte da América Latina", informa.

O britânico Financial Times destaca o sucesso das escolas de Sobral, no Ceará, como exemplo a ser seguido. Como etapas simples levaram a um grande salto para as escolas do Brasil – é o título da reportagem. "A cidade de Sobral é vista por muitos como um modelo para acertar o básico", escreve Michael Pooler"Localizado no nordeste historicamente mais pobre do país, o município de 210.000 pessoas já teve resultados de aprendizagem medianos. Uma avaliação de alunos da terceira série (de 8 anos) há duas décadas descobriu que dois em cada cinco não sabiam ler. O distrito do semi-árido interior do estado do Ceará não figurou entre os 1.000 primeiros entre cerca de 5.500 autoridades locais em um índice nacional que mede a qualidade da educação, em 2005. No entanto, pouco mais de uma década depois, Sobral liderava o ranking de ambos primeiros e últimos anos. Alcançou notas mais altas do que a média das escolas particulares do mais rico estado de São Paulo".

A imprensa internacional destaca a decisão do Supremo Tribunal Federal dando luz verde para a realização da Copa América 2021 no Brasil. A mais alta corte do país rejeitou três recursos interpostos para o cancelamento do torneio que finalmente terá início no domingo, com o jogo de abertura entre Brasil e Venezuela, em Brasília.

INTERNACIONAL

No front internacional, um dos destaques do dia é a confirmação da vitória de Pedro Castillo no Peru. Ele venceu as eleições presidenciais, mas resultado oficial depende de resposta da justiça sobre recontagem. Após quatro dias, apuração foi praticamente concluída, mas Keiko Fujimori pediu a anulação de 800 mesas eleitorais por uma fraude da qual não há provas. Revisão deve atrasar em duas semanas o  desfecho. 

New York Times revela de que o Departamento de Justiça dos EUA, enquanto estava por trás do vazamento de informações confidenciais no início do governo Trump, tomou uma medida incomum: intimou a Apple para obter dados das contas de pelo menos dois democratas no Comitê de Inteligência da Câmara, assessores e familiares. Um era menor. "Ao todo, os registros de pelo menos uma dúzia de pessoas ligadas ao comitê foram apreendidos em 2017 e no início de 2018, incluindo os do deputado Adam B. Schiff da Califórnia, então o principal democrata do painel e agora seu presidente, de acordo com funcionários do comitê e dois outras pessoas informadas sobre o inquérito. O deputado Eric Swalwell, da Califórnia, disse em uma entrevista na noite de quinta-feira que também havia sido notificado de que seus dados haviam sido intimados", reporta.

O presidente Joe Biden e o primeiro-ministro Boris Johnson usaram sua primeira reunião para acentuar o que eles disseram ser uma divisão crescente entre as democracias e seus rivais autocráticos, liderados por Rússia e China. Biden e Johnson se encontraram na Cornualha, antes da cúpula do Grupo dos 7 nesta sexta-feira. Eles revelaram uma nova "Carta do Atlântico" ao buscarem chamar a atenção do mundo para as ameaças emergentes de ataques cibernéticos, a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

No que ele espera que seja uma demonstração poderosa de que as democracias – e não a China ou a Rússia – são capazes de responder às crises mundiais, Biden também usou seu primeiro dia inteiro no exterior para anunciar formalmente que os EUA doariam 500 milhões de doses da Pfizer- Vacina BioNTech Covid para 100 nações mais pobres. O Brasil ficou de fora.

 

AS MANCHETES DO DIA

Focus: Levante popular na América LatinaO povo protesta e pressiona por mudança. O que acontece no Peru, Chile, Colômbia, México e demais nações? O cansaço das promessas conservadoras. Agora é a vez do Brasil: contra Bolsonaro, todos às ruas em 19 de junho

Carta Capital: O vírus de chuteirasNo país do futebol, a bola dita os rumos da história

IstoÉ: A preparação do golpeO governo Bolsonaro constrói um ambiente para se perpetuar no poder na base da força. A politização dos militares com o acordo pela impunidade do general Pazuello foi apenas o mais recente e dramático episódio dessa mobilização. O mandatário tenta resgatar o obsoleto voto impresso para sua narrativa de fraude em eventual derrota. Aparelha a Polícia Federal, manipula as redes sociais, veicula mentiras e agita o país com motociatas, pregando o ataque às demais instituições da República. Nunca a democracia esteve tão em risco, desde os tempos sombrios da ditadura

Veja: Um voto no retrocessoA partir das teorias conspiratórias de Bolsonaro, o Congresso avança no debate sobre a cédula impressa, medida desnecessária que só serve a quem deseja tumultuar o processo eleitoral de 2022

Folha: América do Sul falha em domar Covid e se opõe a recuo global

Estadão: CPI mira gabinete paralelo e quebra sigilo de ex-ministros

O Globo: Com só 11% vacinados, Bolsonaro quer dispensar uso de máscara

Valor: Alta da inflação e PIB reduzem previsões para a dívida bruta

El País (Brasil): Castillo vence apuração no Peru, mas resultado oficial depende de resposta da justiça sobre recontagem

BBC Brasil: O empresário por trás da 'motociata' com Bolsonaro que terá até sorteio de moto

UOL: Anvisa autoriza uso da vacina da Pfizer para crianças com 12 anos ou mais

G1: Anvisa autoriza vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos

R7: Caixa libera 2ª parcela do auxílio emergencial para 2,4 milhões de beneficiários nascidos em agosto

Luis Nassif: Celso de Mello ao GGN: é inconcebível o discurso necrófilo de Bolsonaro

Tijolaço: Ninguém é genocida sozinho

Brasil 247: Lula diz que só será candidato em 2022 se formar aliança ampla com o Centro

DCM: Bolsonaro tira Brasil do grupo de aliados na cúpula do G7

Rede Brasil Atual: Para Chico Buarque, o golpe se aproxima. 'Algum pretexto vai ser usado para fecharem de vez' 

Brasil de Fato: Tese do 'marco temporal' entra em julgamento no Supremo nesta sexta (11)

Ópera Mundi: Peru: Faltando menos de 1% das urnas a apurar, Castillo abre 68 mil votos de vantagem

Fórum: Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Poder 360: Anvisa autoriza uso da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos

Vi o Mundo: Lobby de Bolsonaro por "tratamento precoce" rendeu milhões de reais a empresários e médicos aliados

New York Times: Caçadores de vazamentos no Departamento de Justiça obtiveram dados de democratas

Washington Post: Agências incentivadas a adotar o teletrabalho

WSJ: Inflação salta para a maior alta em 13 anos

Financial Times: Preços ao consumidor nos EUA aumentam no ritmo mais rápido desde 2008

The Guardian: O amargo impasse sobre o Brexit acirrou o início da Cúpula do G7

The Times: Primeiro-ministro pondera atraso de quatro semanas antes do fim do bloqueio

Le Monde: Regional: frente ao RN, frente republicana vacila

Libération: Joe Biden. A reconquista do ocidente

El País: Tribunal Constitucional avalia anular as multas do estado de alarme

El Mundo: PP replica a grande maioria de Madri na Andaluzia: absorve Ciudadanos e devasta um PSOE afundado

Clarín: Protesto do Peru porque Alberto saudou a Castillo, quando ainda não é oficial o seu triunfo

Página 12: As novas medidas contra a pandemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário