segunda-feira, 21 de junho de 2021

Para quase três milhões de alunos carentes, o ensino remoto imposto pela pandemia significa fome

 O Brasil recebeu neste domingo o primeiro lote de vacinas da Pfizer entregues pelo consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 842 mil doses produzidas na Bélgica. Cerca de outros 42 milhões de doses devem ser enviados pela Covax ao Brasil até o fim do ano. (CNN Brasil)

Ontem aconteceu a vacinação em massa na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, mais um teste do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para analisar a eficiência da vacina da AstraZeneca na imunização coletiva. Todos os moradores adultos foram vacinados. Apesar de fazer parte da segunda maior cidade do país, Paquetá é uma ilha bucólica, sem circulação de carros e acessível apenas por barcas, o que facilita no isolamento. O prefeito Eduardo Paes já anunciou um carnaval fora de época na ilha após a vacinação. (Folha)

Cerca de 62% dos indígenas na Amazônia já foram imunizados com duas doses contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. Parece uma boa notícia, mas o número é abaixo da média nacional de 72% de duas doses em povos tradicionais. Grupos, especialmente no Acre e no Pará, resistem à imunização, principalmente devido à disseminação de notícias falsas e de negacionismo de cunho religioso. (G1)

E a China ultrapassou a marca de um bilhão de doses de vacina aplicados. Isso representa mais de um terço dos 2,5 bilhões de doses aplicados no mundo. O governo chinês, porém, não informou quantas foram as segundas doses. (UOL)




Para quase três milhões de alunos carentes, o ensino remoto imposto pela pandemia não representa apenas deficiência na educação. Significa fome. Em todo o país, 667 redes municipais não conseguem garantir entrega de alimentação a esses estudantes, que faziam suas refeições na escola. (Globo)




Na busca pelo criminoso Lázaro Barbosa, policiais goianos estariam cometendo arbitrariedades contra templos de religiões de matriz africana, dizem líderes. Segundo eles, os agentes invadiram seguidamente e com truculência terreiros sem mandados judiciais, vasculhando telefones e computadores e tentando estabelecer uma ligação entre os locais de culto e o assassino. (UOL)

Enquanto isso, Lázaro continua a despistar a força-tarefa de mais de 200 homens. Achá-lo não vai ser simples. Jorcilei Rosa Sales, que cresceu com o criminoso no sertão baiano e trabalhou com ele em Goiás, diz que, para Lázaro, a mata da região “é como um quintal”. (Metrópoles)




A mudança de comando nos Estados Unidos deve deixar o Brasil isolado em mais um tema: a saúde sexual. A sessão de hoje do Conselho de Direitos Humanos da ONU deve defender o direito à saúde sexual e reprodutiva como “parte integrante do direito à saúde”, com o apoio de Joe Biden, numa guinada em relação à postura ultraconservadora do governo Trump, aplicada no Brasil e defendida por Jair Bolsonaro. (UOL)




Moradores do Japão poderão assistir aos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados do ano passado para 23 de julho deste ano. Os estádios e arenas, porém, terão somente 50% da capacidade, até o limite de 10 mil pessoas. Torcedores estrangeiros continuam barrados. (New York Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário