segunda-feira, 28 de junho de 2021

Neste domingo o Brasil registrou 725 mortes por Covid-19, o menor registro de óbitos desde 22 de fevereiro.

 Uma mulher grávida de 42 anos foi a primeira vítima no Brasil da variante Delta do Sars-Cov-2, identificada inicialmente na Índia. Ela morreu no fim de abril no Paraná, mas a confirmação de que a Delta foi a causadora só veio neste fim de semana. A mulher, cujo nome não foi divulgado, esteve no Japão e apresentou sintomas logo após voltar ao Brasil, sendo internada oito dias depois. No dia 18 de abril, ela foi submetida a uma cesariana de emergência e morreu em seguida. O bebê, prematuro, testou negativo para Covid-19 e passa bem. (UOL)

E morreu também, no Maranhão, o tripulante de um navio chinês que trouxe os primeiros casos da Delta para o país. Ele estava internado havia 43 dias. (Veja)

Neste domingo o Brasil recebeu mais um lote de vacinas da Pfizer. Foram 936 mil doses, encerrando a remessa de 2,4 milhões prevista para a semana passada. O contrato da farmacêutica com o Ministério da Saúde prevê 200 milhões de doses até o fim do ano, dos quais 13 milhões já chegaram ao Brasil. (G1)

A maior variedade de imunizantes fez surgir uma figura tão caricata quanto nociva, o “sommelier de vacina”, a pessoa que vai de posto em posto procurando o medicamento de determinado laboratório. Em São Paulo, equipes são treinadas para convencer esses recalcitrantes do que afirmam os epidemiologistas: todas as vacinas autorizadas são boas, e a pessoa deve tomar a que estiver disponível. (Folha)

Neste domingo o Brasil registrou 725 mortes por Covid-19, o menor registro de óbitos desde 22 de fevereiro. A média móvel em sete dias também recuou, ficando 1.661 óbitos. Desde o início da pandemia o país já registrou 513.544 vítimas fatais da doença. (Estadão)

Nos Estados Unidos, adolescentes enfrentam mais um drama na pandemia: pelos mais diversos motivos seus pais não permitem que eles sejam vacinados. Além de dificultar o combate à doença, isso acaba provocando isolamento social desses jovens, num momento em que o país tenta retomar as atividades normais. Estados e condados conservadores estão discutindo leis para dificultar a imunização de menores sem o consentimento dos pais. (Globo)




Pecuaristas de Goiás estão usando ilegalmente inseticidas altamente tóxicos na alimentação do gado, segundo investigação da polícia goiana. São três produtos, todos com o princípio ativo diflubenzurom e autorizados para uso somente na pulverização de lavouras. De acordo com os policiais, os criadores de gado estão misturando os pesticidas ao sal na ração do rebanho para combater um parasita conhecido como mosca-de-chifre. Além de ilegal, a prática pode comprometer a saúde do animal e contaminar seus derivados, como carne e leite. (Metrópoles)




A agência espacial chinesa divulgou neste domingo novas imagens de Marte enviadas pelo veículo-robô Zhurong, que pousou com sucesso no planeta vermelho no dia 22 de maio. O vídeo e as fotos foram transmitidos à Terra pelo veículo orbital Tianwen 1, que acompanha a viagem do carrinho. Na semana passada, a China disse que pretende enviar uma missão tripulada a Marte até 2033. (Poder360)

Nenhum comentário:

Postar um comentário