sábado, 26 de junho de 2021

Irmãos Miranda deixam batata quente no colo de Bolsonaro

 


Os irmãos Miranda deixaram uma batata quente no colo de Jair Bolsonaro na CPI da Pandemia nesta sexta-feira. Por vias tortas e com estilos opostos, o espalhafatoso deputado Luis Miranda e o discreto servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo repetiram suas acusações e suspeitas de corrupção a respeito da compra da vacina indiana Covaxin. Já seria um desgaste, mas o deputado fez mais, após a insistência dos senadores: disse que Jair Bolsonaro citou o líder de seu Governo na Câmara, Ricardo Barros, quando alertado sobre os problemas no contrato. A cabeça do líder da Gestão Bolsonaro foi entregue de bandeja à CPI, mas ainda há algumas pontas soltas na apuração que precisarão ser descobertas pelos senadores, contam Afonso Benites e Marina Rossi. "Quem esperava uma bomba se frustrou, mas quem achava que se daria com os burros n’água, também. O day after dos Miranda passa a ser acompanhado de perto pelo Brasil. Por via das dúvidas, a CPI já pediu proteção policial aos irmãos depois desta sexta", escreve Carla Jiménez.

Na economia, um preocupante resultado da pandemia de covid-19: o encolhimento da classe média latino-americana. Foram quase 5 milhões de pessoas que retrocederam em suas condições de vida e caíram em uma situação de vulnerabilidade e pobreza, aponta o relatório do Banco Mundial divulgado nesta semana. Havia apenas três anos que a América Latina conseguira se tornar uma região majoritariamente de classe média. Da Cidade do México, Jon Martín Cullell escreve sobre o cenário econômico da região, que só não foi pior devido ao auxílio emergencial brasileiro, que beneficiou 67 milhões de pessoas.

Em um laboratório dos EUA, uma pesquisa solitária do bioquímico Jesse Bloom causou um pequeno terremoto na investigação sobre a origem da pandemia de covid-19. Manuel Ansede conta que o cientista descobriu que algumas das primeiras sequências do coronavírus na China foram apagadas. As informações recuperadas por Bloom, após um longo trabalho de detetive, apontam que o vírus já circulava em Wuhan antes do surto de dezembro de 2019.

Já nos laboratórios chineses, é o estudo de um fóssil e a possível descoberta de uma nova espécie humana que chamam a atenção. Denominado de homo longio ”homem dragão” pode ser o parente evolutivo mais próximo do Homo sapiens. Nuño Domínguez explica que os cientistas da China acreditam que a caveira analisada é de um homem que viveu na Ásia há pelo menos 146.000 anos. Uma descoberta que pode romper com o paradigma unidirecional de que os ancestrais humanos saíram da África para ir para o resto do planeta.

Ainda nesta edição, o universo do black business em São Paulo, retratado no projeto Prato firmeza preto, um guia gastronômico voltado a empreendedores negros da capital e região metropolitana. Apesar do nome, a comida não é necessariamente o coração do negócio. Marina Rossi conta que a iniciativa vai além dos restaurantes e afins, com editorias como Black businessAlém do prato e Quem faz o corre, que abarcam a demanda identitária como um todo. “Sempre falamos de territórios, sempre abordamos a periferia a partir de regiões e, pela primeira vez, quisemos falar de uma territorialidade”, diz Gabriella Mesquita, produtora e cofundadora do Prato firmeza preto.



Deputado Luis Miranda arrasta líder do Governo para o escândalo da Covaxin
Deputado Luis Miranda arrasta líder do Governo para o escândalo da Covaxin
Ricardo Barros nega qualquer irregularidade. Relator da CPI diz que comissão agora vai investigar corrupção da Gestão Bolsonaro
Irmãos deixam batata quente bem no colo de Jair Bolsonaro
Irmãos deixam batata quente bem no colo de Jair Bolsonaro
Um é deputado, espalhafatoso, e midiático. O outro, um discreto servidor. Depoimento duplo protagoniza dia mais intenso da CPI

Um comentário: