quarta-feira, 16 de junho de 2021

Na terça-feira foram registrados 2.760 óbitos, o maior número desde 5 de maio

 A terceira onda da Covid-19 no Brasil é encarada por especialistas como cada vez mais próxima, embora alguns argumentem que não houve uma queda tão expressiva de casos e mortes para separá-la da segunda. A expectativa deles é de um recrudescimento no número de óbitos nas próximas semanas. Os motivos seriam o relaxamento crescente das medidas de distanciamento em estados e o ritmo lento da vacinação. (UOL)

Um sinal de que a situação está agravando é a elevação da taxa de transmissão do coronavírus, monitorada pelo Imperial College de Londres. O índice no Brasil subiu para 1,07, ou seja, cada cem pessoas doentes infectam outras 107, indicando expansão da doença. Há uma semana, a taxa era 0,99. (Globo)

E o país se aproxima de meio milhão de mortos pela Covid-19. Na terça-feira foram registrados 2.760 óbitos, o maior número desde 5 de maio. No total, já são 491.164 vítimas, com uma média móvel em sete dias de 1.980, com alta de 6% em relação aos 14 dias anteriores. Esse ainda é um quadro de estabilidade, mas a média vem subindo continuamente. (G1)

O Ministério da Saúde negocia a compra de 60 milhões de doses da vacina Convidecia, desenvolvida pelo laboratório chinês CanSino e representada no Brasil pela farmacêutica Belcher. As entregas estão programadas para o segundo semestre, mas o imunizante ainda depende de autorização da Anvisa, que solicitou mais informações e documentos. (Poder360)

A exemplo do que acontece no exterior, o governo do Maranhão decidiu sortear prêmios para pessoas que tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. (UOL)

Enquanto isso... O total de pessoas envolvidas com a Copa América contaminadas pelo Sars-Cov-2 subiu para 52, segundo o Ministério da Saúde. Destes, 33 são jogadores ou integrantes de delegações, enquanto 19 são prestadores de serviços. (Globo Esporte)




A ministra do STF Cármen Lúcia suspendeu todas as ações na Justiça Federal de Amazonas e Pará envolvendo a Operação Handroanthus, que resultou na maior apreensão de madeira da história. A decisão vale até que o Plenário do Supremo julgue o pedido da PF para que essas ações sejam concentradas no STF. Segundo policiais, “agentes políticos” estão agindo junto aos tribunais locais para beneficiar madeireiros. (G1)




Racismo documentado tem consequências. Uma rede de papelarias sofisticadas e um espaço de danças anunciaram ontem a demissão do casal branco que acusou o instrutor de surf Matheus Ribeiro, negro, de roubar uma bicicleta elétrica no Leblon, Zona Sul do Rio. O vídeo do incidente, gravado pelo próprio Matheus, viralizou nas redes sociais. (G1)




Os 19 clubes da série A, à exceção do Sport, apresentaram ontem à CBF um documento para criação de uma liga que assuma a organização do Campeonato Brasileiro. Na proposta, os clubes dizem buscar “novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas”. Eles convidaram os clubes da série B. O presidente em exercício da CBF, Coronel Nunes, deixou a reunião alegando problemas de saúde e não respondeu à demanda do grupo. (UOL)

Em nota, a CBF disse que só vai se pronunciar depois de decidido o destino do presidente da entidade, Rogério Caboclo, afastado por acusações de assédio sexual. (Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário