quinta-feira, 1 de julho de 2021

Pedido de impeachment testa muralha de Arthur Lira

 


Pela primeira vez na história, a Procuradoria do Tribunal Penal Internacional analisa uma acusação contra um mandatário brasileiro. Desde dezembro, a corte sediada em Haia avalia preliminarmente uma petição para que Jair Bolsonaro seja processado por incitação ao genocídio indígena. A ação está prestes a receber um reforço. Neste mês, uma nova denúncia contra o presidente chegará ao tribunal. Desta vez ele será acusado pelos crimes de genocídio e ecocídio pela articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).  A repórter Joana Oliveira explica as denúncias e suas implicações.

Em Brasília, Bolsonaro foi alvo nesta quarta-feira de um superpedido de impeachment protocolado na Câmara dos Deputados, um ensaio, ainda que precário, de uma frente ampla contra o mandatário. O texto foi fruto da articulação de grupos da esquerda e de ex-bolsonaristas. Marina Rossi conta que a petição é um teste para a muralha de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa Legislativa e aliado de Bolsonaro, responsável por abrir ou não um processo de impedimento. Enquanto isso, a CPI da Pandemia trabalha para manter em alta a pressão sobre o Planalto. Nesta quinta-feira, a comissão recebe Luiz Dominghetti, negociador que diz ter ouvido cobrança de propina de um diretor do Ministério da Saúde. Acompanhe o depoimento em tempo real, com comentários da equipe do EL PAÍS.

Na China, o dia é de celebração. Nesta quinta-feira, o Partido Comunista comemora seu primeiro centenário e o faz reescrevendo a história. Acompanhando de perto todas as festividadesque se iniciaram meses atrás, a correspondente Macarena Vidal Liy descreve a narrativa oficial criada pelo Governo, que colocou Xi Jinping junto a Mao Tsé-tung no panteão de grandes líderes do país. Um manejo histórico que apagou críticas e erros  e colocou a China e o partido como forças imparáveis na consolidação de uma potência global asiática. 

Ainda nesta edição, os 20 anos do lançamento de Is this it, o álbum de estreia do The Strokes, que deu um sopro de vida a uma das piores épocas do rock mundial. Uma efervescência cultural que não se limitou apenas ao mundo da música, mas conquistou também o mundo da moda a ponto de criar o movimento do Fashion Rock. Uma história de renascimento, triunfo e esquecimento, conta Iñigo López Palacios.


Ação contra Bolsonaro dá passo inédito no Tribunal Penal Internacional
Ação contra Bolsonaro dá passo inédito no Tribunal Penal Internacional
Enquanto isso, povos indígenas apresentam neste mês ao TPI nova denúncia contra presidente que inclui ecocídio, crime recentemente tipificado
‘Superpedido’ de impeachment testa a muralha de Arthur Lira
Petição unifica mais de 100 requerimentos e tem apoio de movimentos de esquerda e nomes da direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário