sábado, 30 de outubro de 2021

Uma beata brasileira contra o feminicídio

 

EL PAÍS

Benigna Cardoso começou a tarde do dia 24 de outubro de 1941 como sempre fazia. A menina de 13 anos de Santana do Cariri pegou um pote de barro e caminhou em direção ao poço perto de casa, para garantir água à família. Havia relatado à avó a insistência do colega de classe Raul em cortejá-la, mas não ocorreu a ninguém buscar proteção contra um jovem de 17 anos. Ela foi orientada apenas a mudar de escola. Não foi o bastante. No fim daquela tarde de outubro, o rapaz tentou estuprá-la enquanto a menina buscava água e a matou. Oitenta anos depois, Benigna avança no longo trajeto rumo à santificação pelo martírio que sofreu, conta Beatriz Jucá. Todos os anos, romarias são realizadas para homenageá-la e atraem outras vítimas de violência machista, que pedem milagres diante do gargalo que persiste nas políticas públicas de proteção do país.

O Chile passa por mudanças que ditam seu ritmo sob ecos do passado. Com eleições presidenciais à vista, que colocam à prova os trabalhos de uma questionada Assembleia Constituinte, o país vê pairar o espectro da extrema direita, além de colocar no divã a crise econômica e política personificada pelo presidente Sebastián Piñera, investigado a partir do Pandora Papers. "O Chile está atravessando uma mudança cultural e de ciclo político. A explosão social de outubro de 2019 evidenciou a ruptura dos consensos da transição, que sempre foram acordos forçados pela capacidade de veto da direita", diz em entrevista Ricardo Brodsky, ex-diretor do Museu da Memória e dos Direitos Humanos de Santiago, que aponta o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, como uma das referências em matéria de extremismo de direita no mundo.

O nome Microsoft voltou ao topo do mundo corporativo. A empresa fundada em 1975 pelos jovens Bill Gates e Paul Allen, amigos desde a adolescência e fãs de programação, ultrapassou a Apple em capitalização de mercado nesta sexta-feira, tornando-se a empresa mais valiosa do mundo, com 2,47 trilhões de dólares (14 trilhões de reais). A última vez que o criador do sistema operacional Windows esteve à frente da fabricante do iPhone foi em julho de 2020, há 15 meses. A ultrapassagem ocorreu após a Microsoft surpreender Wall Street com resultados recordes impulsionados pela demanda por serviços em nuvem e a Apple anunciar que os problemas nas cadeias de abastecimento globais impactaram seus resultados, detalha Álvaro Sánchez.

Franz Kafka, autor de A Metamorfose e outros clássicos universais, ficou conhecido por colocar em seus livros um boa dosagem de cotidiano e conteúdo à frente de sua época. Mas essa não era a única de suas facetas: o tcheco também desenhava. E o fazia antes mesmo de escrever (em folhas soltas, manuscritos ornamentados, um caderno, cartões postais, margens de livros jurídico). Quase dois terços desses desenhos eram o último grande inédito de Kafka que restava, após passarem 63 anos repousando no cofre de um banco de Zurique. Agora, junto com as 41 ilustrações anteriormente conhecidas, saem à luz para somar os 163 que compõem Os desenhos, uma coedição internacional de sete países. Segundo Joan Tarrida, diretor da editora Galáxia Gutenberg, que edita a obra na Espanha, “assim como sua escrita, seu desenho está muito ligado ao seu tempo, é expressionista”, conta Carles Geli.

Uma beata brasileira contra o feminicídio
Uma beata brasileira contra o feminicídio
Menina morta aos 13 anos no Ceará reúne vítimas de violência em romarias e é adorada como santa enquanto aguarda beatificação no Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário