quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Foram registradas 733 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 148.304 óbitos desde o começo da pandemia

Foram registradas 733 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 148.304 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 631, uma variação de -9% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 15º dia seguido com essa média abaixo da casa dos 700. Também é a menor média móvel de mortes desde o dia 11 de maio. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.002.357 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 31.404 desses confirmados no último dia.

As medidas restritivas foram prorrogadas no Rio de Janeiro até o dia 20 de outubro. Todos os eventos que envolvam aglomerações como shows, comícios e passeatas seguem suspensos. Segundo o decreto, a volta dos torcedores aos estádios de futebol terá uma legislação específica e pode ser realizada seguindo os protocolos avaliados pela autoridade sanitária municipal e a Secretaria estadual de Saúde. No mesmo contexto se encaixam apresentações de música ao vivo, mas sem pistas e espaços de dança.

O uso de máscaras e o distanciamento social não só têm ajudado no controle do novo coronavírus, mas também fizeram praticamente desaparecer ocorrências de outras doenças respiratórias no país. A influenza, que até 2019 matava cerca de 6 mil pessoas por ano no Brasil, em 2020 atingiu até agora 1.672 (somadas influenza A e B).

E ontem 200 mil alunos voltaram às aulas nas escolas estaduais de São Paulo. Como nas escolas particulares, devem funcionar apenas com 35% da capacidade para atividades extracurriculares. Segundo Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, as escolas serão monitoradas e terão que entrar em quarentena caso algum aluno ou funcionário teste positivo.

Então… Para três em cada cinco brasileiros o novo coronavírus terá influência nas eleições municipais, segundo o Ibope. O peso é maior entre os que se consideram de esquerda e entre os eleitores do Rio e São Paulo, as duas capitais com os maiores números absolutos de mortes pela Covid-19.




Os EUA endureceram os requisitos para aprovar uma vacina. Um deles, segundo o guia da FDA, prevê o monitoramento dos voluntários por pelo menos dois meses após a aplicação da dose final durante a fase de teste, o que pode atrasar o lançamento no mercado das candidatas atuais.

Aliás… Já são 34 contaminados no entorno de Donald Trump. O presidente americano e a primeira-dama, Melania, anunciaram que estão com Covid-19 na última sexta-feira (2). Desde então, novos casos de coronavírus têm surgido entre membros da Casa Branca e líderes do Partido Republicano.




Apenas em setembro 14% do Pantanal virou cinzas. Quase 33 mil km² foram queimados, o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas. O número já supera a área queimada de todo o ano passado e é a maior devastação anual do território desde o início das medições, em 2002, pelo governo. Segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano, 26% de todo o bioma já foi consumido pelo fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário