domingo, 13 de dezembro de 2020

Avanço do aborto legal na Argentina dá impulso a liberação na América Latina

 


As ruas de Buenos Aires foram tomadas por uma maré verde de manifestantes celebrando a aprovação pela Câmara dos Deputados argentina do projeto de lei que autoriza a interrupção legal da gravidez até a 14ª semana de gestação. A proposta, que tem apoio do presidente Alberto Fernández, ainda precisa passar pelo Senado, mas o avanço no legislativo repercutiu em toda a América Latina e certamente causará profundos impactos regionais. "O que a Argentina nos demonstrou hoje é que falar dos direitos das mulheres na região faz muito sentido. O movimento feminista demonstrou que há uma geração de mulheres jovens conscientes de seus direitos, aos quais não estão dispostas a renunciar”, disse Martha Tagle, deputada da Câmara nacional pelo partido Movimento Cidadão no México, na reportagem elaborada pela rede de correspondentes do EL PAÍS na Argentina, México, Chile e Peru. No Brasil, que viveu uma primavera feminista ainda antes da Argentina —mas cuja defesa de algumas bandeiras, como a legalização do aborto, foi freada pela posterior onda conservadora que elegeu Jair Bolsonaro presidente—, a decisão não foi bem recebida pela família presidencial, que se apressou a critica-la.

O presidente, por sua vez, não consegue desvencilhar-se da sombra das suspeitas que pairam sobre ele e a sua família. Em São Paulo, um coletivo artístico que anda pelas ruas da cidade despertou interesse das redes sociais ao trafegar comercializando ovos enquanto, ao microfone, levantam perguntas sobre o Governo Bolsonaro, a condução política do Brasil e a pandemia. “Funciona como um recall de consciência e flerta com o desconforto deste lugar de testemunha que nós, como sociedade, nos colocamos”, explica o grupo ao repórter Diogo Magri.



Avanço do aborto legal na Argentina dá impulso a liberação na América Latina
Avanço do aborto legal na Argentina dá impulso a liberação na América Latina
Defensores dos direitos da mulher comemoram o voto positivo na Câmara dos Deputados do país sul-americano. Família Bolsonaro critica a decisão
A maré verde argentina, em imagens
A maré verde argentina, em imagens
Milhares de pessoas foram ao Congresso para acompanhar o debate sobre o projeto de interrupção voluntária da gravidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário