quinta-feira, 11 de março de 2021

Constatar que ontem foram registradas 2.349 mortes por Covid-19 é um choque

Os seguidos recordes na média móvel de óbitos já nos permitiam prever, mas constatar que ontem foram registradas 2.349 mortes por Covid-19 é um choque. Pela primeira vez desde a chegada do Sars-Cov-2 ao Brasil, em março do ano passado, a barreira dos 2 mil mortos diários foi rompida – e não foi por uma pequena margem. E não faz diferença Goiás ter computado ontem os óbitos de terça-feira, pois o Distrito Federal deixou de divulgar seus mortos na quarta. Já são 270.917 vítimas fatais, e a média móvel em sete dias, claro, foi recorde de novo, 1.645, com alta de 43% em relação ao período anterior. (G1)

E pela primeira vez na segunda onda, a média móvel de mortes no Brasil ultrapassou a dos Estados Unidos, país com maior número absoluto de casos e de vítimas fatais. Na terça-feira, a média de sete dias no Brasil havia ficado em 1.572, enquanto a americana fora de 1.566. (Globo)

Apenas duas capitais, Macapá (AP) e Maceió (AL), estão com a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 abaixo de 80%. Em outras 16, a ocupação já passa de 90%, sendo que Porto Alegre (RS) está em 102%, com pacientes graves atendidos em espaços improvisados. (Folha)

Diante dessa situação, governadores de 20 estados e do Distrito Federal firmaram nesta quarta um pacto para adotar medidas restritivas conjuntas e ampliar a vacinação e a abertura de leitos para pacientes com Covid-19. O grupo também propôs a criação de um comitê com representantes dos três poderes e de especialistas. Apenas os governadores de AM, PR, RJ, RO, RR e SC não aderiram. (Poder360)

Enquanto isso, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, reduziu pela quarta vez a previsão de vacinas para março. Agora é algo entre 22 a 25 milhões – praticamente a metade da previsão inicial. (UOL)




A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), investigada no STF por atos antidemocráticos, foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Outras nove comissões tiveram os presidentes escolhidos. Hoje serão as 15 restantes. (Poder360)





Nenhum comentário:

Postar um comentário