sexta-feira, 5 de março de 2021

Jair Bolsonaro na internet dá sinais de erosão

 A divulgação de supostas mensagens trocadas entre os procuradores da Lava-Jato em Curitiba respingou no Supremo Tribunal Federal (STF). Em julho de 2018, o desembargador de plantão no TRF-4 Rogério Favreto concedeu habeas corpus para a soltura do ex-presidente Lula, desencadeando uma operação para que a ordem judicial não fosse cumprida. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol disse aos colegas que a ministra Cármen Lúcia teria telefonado ao então ministro da Segurança, Raul Jungmann, superior hierárquico à PF, pedindo para que Lula não fosse solto. Jungmann admite que foi procurado pela ministra, mas nega que ela tenha feito o pedido. Cármen Lúcia ainda não se manifestou. (Folha)

E a inconfidência dos procuradores pode ir além do processo no STF pedindo a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. Em mensagem de áudio, Dallagnol diz que a juíza Gabriela Hardt, que assumiu os processos contra Lula após Moro deixar a magistratura para ser ministro da Justiça de Bolsonaro, garantiu que Lula seria sentenciado no caso do sítio de Atibaia, o que aconteceu menos de um mês depois. (UOL)




Fundamental para o resultado da eleição de 2018, a base do presidente Jair Bolsonaro na internet dá sinais de erosão. Segundo o Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela consultoria Quaest, ele continua liderando com 60 pontos numa escala de 100 — mas este número representa uma queda de mais de 20 pontos em relação ao patamar que tinha em 2020. Pior, embora continue inelegível, o ex-presidente Lula, por outro lado, galgou degraus e chegou a 55,9 pontos. Nunca estiveram tão próximos, Bolsonaro e Lula. E outros dois pré-candidatos também cresceram e aparecem próximos de ambos. O apresentador Luciano Huck chegou a 48,9 pontos e o governador paulista, João Doria, a 43,9. (Folha)

Meio em vídeo: Pela primeira vez em quase um ano uma pesquisa indica a popularidade de Jair Bolsonaro abaixo dos 30%. Números do IPEC (Inteligência, Pesquisa e Consultoria), formados por executivos que deixaram o IBOPE após o instituto encerrar as operações, indicam que 28% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom — 39% avaliam como ruim ou péssimo. Ainda que mais baixa, se esta margem representa uma base para a corrida eleitoral, Bolsonaro chega com folga ao segundo turno e tem muitas, muitas chances de vencer. O que precisaria acontecer para que sua candidatura derretesse — e talvez até um impeachment? É isto que o editor Pedro Doria tenta responder. Assista no YouTube.




Circula nas redes, a princípio apócrifo, o vídeo Quanto custa Bolsonaro? Assista.




A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu em Uberlândia um homem de 24 anos, cuja identidade não foi divulgada, por suposta incitação ao assassinato de Jair Bolsonaro. No Twitter, ele publicou “Gente, Bolsonaro em Udia (apelido da cidade) amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?” Outras três pessoas estão sendo investigadas por postagens semelhantes. A prisão foi ratificada pela Polícia Federal, a quem o caso foi encaminhado. (Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário