sábado, 15 de maio de 2021

Expansão do PCC abre rota da maconha ‘gourmet’ da Colômbia no Brasil

 


A maconha colombiana entra com força no mercado de drogas ilícitas brasileiro. Conhecida como “Colômbia”, “colombinha”, “colom”, “cripa” ou “creepy”, o produto é mais forte e mais caro que a tradicional maconha paraguaia que abastece o Brasil e atrai cada vez mais consumidores. De Bogotá a São Paulo, Santiago Torrado e Aiuri Rebello explicam o trajeto e a ascensão da maconha gourmet, fruto, em grande parte, da expansão internacional do PCC, que aproveita as rotas de escoamento de cocaína para trazer a farta produção do país vizinho. Apreensões, antes inexistentes, explodiram, mostra a reportagem.

Após três semanas, a oposição vai impondo uma goleada sobre o Governo Bolsonaro na CPI da Pandemia. Um 5x0 até agora. Mas Rodolfo Borges adverte que o "passeio" não pode ser analisado isoladamente. Até 2022, Bolsonaro disputará várias partidas simultâneas: contra a própria pandemia, contra Lula e contra a crise econômica. Na próxima semana, o depoimento de Eduardo Pazuello atrairá todas as atenções. O ex-ministro da Saúde conseguiu, no STF, o direito de ficar calado na sessão, mas a decisão de Ricardo Lewandowski não pode ser lida apressadamente. O magistrado do STF não livra Pazuello de uma eventual ordem de prisão e, mais importante, o impede de mentir ou se calar se perguntado pela conduta de terceiros —ou seja, sobre Jair Bolsonaro.

"Essa manifestação é também um grito de socorro. As pessoas pretas querem viver”, diz Wellington Amorim, um dos manifestantes no ato de denúncia contra o racismo, que reuniu milhares em diferentes capitais na última quinta. A data emblemática de luta contra o racismo —rememorando a assinatura da Lei Áurea em 1888— evocou também a memória das vítimas da chacina no Jacarezinho da semana anterior. Felipe Betim e Júlio César Almeida acompanharam o ato e trazem as vozes que militam pela democracia racial no país. "Quantos mais têm que morrer pra essa guerra acabar?”, cantavam os manifestantes.

Para maratonar no fim de semana, a minissérie Halston. Em estreia da Netflix, Ewan McGregor é o protagonista da produção cheia de estampas coloridas, roupas sensuais e que conta a história do estilista norte-americano Roy Halston Frowick e sua vida de excessos, marcada por seus vícios e sua megalomania.

“A América Latina precisa e merece um jornal de qualidade que fale seu idioma, e é isso que o EL PAÍS oferece”, diz Federico Rivas Molina, coordenador da edição americana do jornal e destaque da seção o EL País que fazemos deste sábado. Para Rivas Molina, a envergadura da América com todas as suas diversidades exige uma rede de jornalistas que estejam no lugar, para informar o que se passa ali. “É um valor agregado do EL PAÍS América".



Expansão do PCC abre rota da maconha ‘gourmet’ da Colômbia no Brasil
Expansão do PCC abre rota da maconha ‘gourmet’ da Colômbia no Brasil
Mais forte e mais cara, droga colombiana tomou lugar da paraguaia nas classes mais altas. Apreensões, antes inexistentes, explodiram

Nenhum comentário:

Postar um comentário