sexta-feira, 21 de maio de 2021

Ontem o Brasil registrou 2.527 mortes por Covid-19, mas o número foi inflado Desde o início da pandemia, 444.391 pessoas perderam a vida.

 A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou nesta quinta-feira os primeiros seis casos no Brasil da B.1.617.2, a variante indiana do Sars-Cov-2. Todos os infectados são tripulantes do navio de bandeira de Hong Kong Shandong da Zhi, fretado pela Vale para transportar minério de ferro do porto de São Luís. Segundo o governo maranhense, cerca de cem pessoas tiveram contato com os tripulantes infectados. Elas serão testadas e monitoradas. (UOL)

O Shandong da Zhi partiu da Malásia e fez uma escala na África do Sul, onde surgiu outra variante grave do vírus, antes de chegar ao Brasil. (G1)

Entenda o que são as novas variantes do Sars-Cov-2 e os riscos que elas representam. (Folha)

Há motivo para alívio, porém. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que as vacinas já aprovadas são eficazes contra “todas as variantes do coronavírus”. O estudo, porém, não incluiu a CoronaVac nem a russa Sputnik V. (Globo)

E o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, confirmou ontem, em reunião virtual com governadores, que lotes de insumo farmacêutico ativo (IFA) – tanto para CoronaVac quanto para a vacina da AstraZeneca – serão despachados para o Brasil nos próximos dias, o que permitirá a retomada da produção dos dois imunizantes. (Poder360)

Ontem o Brasil registrou 2.527 mortes por Covid-19, mas o número foi inflado porque a Secretaria de Saúde do Piauí fez uma revisão de óbitos nos últimos meses, acrescentando 107 óbitos. Desde o início da pandemia, 444.391 pessoas perderam a vida. A média móvel diária de mortes em uma semana subiu para 1.971, com uma queda de 9% em relação aos 14 dias anteriores. Isso, porém, indica uma nova estabilização dos óbitos. (G1)

A Argentina anunciou um novo lockdown de nove dias para tentar conter uma nova onda da pandemia, que está matando quase 500 pessoas por dia. (Poder360)




A BBC se desculpou publicamente e reconheceu que seu então repórter Martin Bashir usou de fraudes e mentiras para obter a célebre entrevista com a princesa Diana em 1995. Bashir apresentou ao irmão dela extratos bancários falsos para dar a entender que a princesa vinha sendo espionada por agentes do governo. (Folha)




A crise migratória que atinge o norte da África produziu mais uma imagem dramática. Um adolescente que nadou da fronteira do Marrocos ao enclave espanhol de Ceuta usando garrafas pet para flutuar entra em desespero ao ver soldados na praia. Um vídeo o mostra tentando escalar um muro e sendo capturado. Diariamente a Espanha devolve centenas desses migrantes ilegais ao Marrocos. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário