quinta-feira, 20 de maio de 2021

Três cidades do interior de São Paulo voltaram a decretar lockdowns

 Três cidades do interior de São Paulo voltaram a decretar lockdowns diante do aumento no número de casos e internações por Covid-19, e outros municípios estudam a mesma medida. Franca, Bebedouro e Batatais já registram filas de espera para leitos de UTI. Mesmo assim, o governador João Doria (PSDB) anunciou para o mês que vem uma flexibilização nas regras de isolamento. (UOL)

A Fiocruz interrompeu ontem a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca por falta do insumo farmacêutico ativo (IFA). Há previsão de chegada de dois lotes no sábado, o que permitirá a retomada da fabricação na terça-feira. Por outro lado, um lote de 629.460 doses da vacina da Pfizer chegou ontem ao país. (CNN Brasil)

Enquanto isso... O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu nesta quarta-feira com representantes do laboratório americano Moderna. Em março havia a expectativa do fechamento de um contrato para a compra de 13 milhões de doses da vacina da Moderna, usada nos EUA, mas o negócio não chegou a ser concluído. (Poder360)

Após oito dias de queda a curva de mortes no país voltou a se estabilizar. Ontem foram registrados 2.485 óbitos, totalizando 441.864. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.944. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -14%, o que indica estabilidade. (G1)

Mas há uma notícia fofa no meio da pandemia. O catarinense Enrico Izidoro está imunizado contra a Covid-19 sem ter tomado vacina. Ele nasceu há 40 dias, e sua mãe, a médica Talita Mengali Izidoro, havia tomado duas doses da CoronaVac. Um exame mostrou que o menino herdou os anticorpos da mãe, o que está sendo reforçado pelo aleitamento. (Globo)




Um dos mais famosos marcos das Ilhas Galápagos, o Arco de Darwin, uma formação rochosa, desabou na segunda-feira. Segundo o Ministério do Meio Ambiente do Equador, país ao qual pertence o arquipélago, o processo de desgaste foi natural. (G1)




A China divulgou ontem as primeiras fotos de Marte enviadas pelo veículo-robô Zhurong. Chamado com o nome do deus do fogo, o rover pousou com sucesso no Planeta Vermelho no último sábado. (Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário