sábado, 8 de maio de 2021

Jacarezinho: Ao menos 13 mortos não eram alvo da operação

 


O número de mortos pela operação policial mais violenta da história do Rio de Janeiro subiu para 28, dos quais pelo menos 13 não tinham qualquer relação com a investigação que levou os agentes à favela do Jacarezinho —o número ainda pode ser maior porque há corpos que não foram identificados. É o que revela a reportagem de Felipe Betim e Cecília Olliveira. A operação, classificada como "trabalho de inteligência" pelo governador Cláudio Castro, levou a ONU a pedir uma investigação independente. Já o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, acionou Ministério Público Federal e Procuradoria fluminense dizendo ter detectado "indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária”. Nesta sexta, moradores protestaram na comunidade: "Parem de nos matar".

Após o mês mais letal da crise sanitária, os indicadores da pandemia no Brasil deixaram de cair e caminham para uma estabilização num patamar elevado e preocupante. Beatriz Jucá conta que o país segue com uma média diária de 60.000 infecções, o que ainda deixa os hospitais em situação delicada. A flexibilização das restrições em todo o país às vésperas do Dia das Mães preocupa especialistas, que temem nova onda de contágios. Do Reino Unido, ao menos, vem uma boa notícia: um estudo com quase 1,5 milhão de pessoas demonstrou que a vacina não protege somente o imunizado (com duas doses) como também reduz pela metade a probabilidade deste transmitir a covid-19 em sua casa.

E, num momento onde a pandemia ainda exige o home office na maioria das casas brasileiras, como não se sentir culpado por não dar atenção suficiente ou se estressar com seus filhos? Separamos alguns conselhos para quem precisa conciliar o trabalho, a educação dos filhos e a administração da casa, tudo ao mesmo tempo agora e no mesmo espaço.

Na seção O EL PAÍS que fazemos, quem se apresenta é a jornalista Marina Rossi. A repórter desde 2013 viajou a vários pontos do país para trazer distintas realidades. Em 2018 foi morar em Recife para, de lá, contar a eleição presidencial. Ela falou sobre a saudade de ir às ruas e da gravidez durante a pandemia. “O leitor do EL PAÍS me ensinou a buscar mais que a simples notícia. Ele quer análise, boas discussões”, diz.



Parte dos mortos do Jacarezinho não era investigada no caso que gerou ação
Parte dos mortos do Jacarezinho não era investigada no caso que gerou ação
Dos 21 investigados e com mandado de prisão, 3 foram detidos e 3 foram mortos.13 vítimas não têm elo com a apuração que levou agentes à favela
Comunidade protesta contra chacina: “Parem de nos matar”
Comunidade protesta contra chacina: “Parem de nos matar”
Moradores se reúnem para lembrar vítimas e cobra polícia um dia depois de operação em favela da zona norte do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário