sábado, 2 de outubro de 2021

Exclusivo | Hapvida omite morte de paciente por covid-19

 


Desde que o caso Prevent Senior ganhou o noticiário o jornalismo colocou os olhos em outras operadoras de saúde que pudessem estar agindo da mesma forma: oferecendo tratamento precoce e alterando a causa morte de pacientes. Os repórteres Afonso Benites e Beatriz Jucá foram a campo e encontraram Diego Barreto, que perdeu o pai Gileno Barreto, em março deste ano, para a covid-19. Mas na sua declaração de óbito fornecida pelo hospital gerido pela Hapvida consta que ele faleceu de choque séptico, infecção intestinal, tendo como a causa real câncer de próstata. Diego disse que ficou "sem entender" o motivo de não constar coronavírus no registro. Mas só percebeu a gravidade depois que surgiram os relatos sobre a fraude da Prevent Senior. A reportagem exclusiva do EL PAÍS mostra a insegurança aberta por erros como este para os dados oficiais da pandemia no Brasil.

No horizonte, ao menos, há boa notícia do mundo da ciência: o laboratório alemão Merck anunciou na sexta-feira que seu comprimido experimental contra o coronavírus reduziu pela metade as hospitalizações e mortes de pacientes infectados que participaram de seu ensaio clínico. Em breve, a empresa pedirá às autoridades de saúde dos Estados Unidos e de outros países autorização para uso emergencial do medicamento. Se aprovado pelos órgãos reguladores, será o primeiro remédio oral a tratar pacientes com covid-19, um avanço nos procedimentos de combate ao vírus que pode manter os infectados longe do hospital.

Enquanto isso, na Argentina, a pandemia se junta a outra mazela. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), 4 em cada 10 argentinos são pobres, enquanto 1 em cada 10 vive na miséria. E isso que estamos falando de um momento de lenta recuperação, após os meses duros da pandemia. Com essa ligeira melhora, a pobreza recuou, mas apenas 1,4 ponto percentual em relação aos 42% de seis meses antes, e ainda muito longe dos 32,2% de cinco anos atrás e do patamar de 24,7% registrado há uma década. Segundo economistas, mais do que apenas ressaca da pandemia, trata-se "de uma característica da Argentina, que ao sair de suas diferentes crises fica com um piso de pobreza mais alto de que tinha antes”.

Fim do mistério, mas com tristeza. O pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), que inspirou a criação do conhecido desenho animado, é um dos 23 nomes que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS, na sigla em inglês) deve remover da Lei de Espécies Ameaçadas. O motivo, porém, não tiraria gargalhadas do pássaro espoleta, que marcou a infância de tantos brasileiros: a decisão acontece porque especialistas já consideram que não vale a pena continuar tentando a recuperação da espécie, cuja extinção já é dada como certa. Além do bico-de-marfim, é certificada a extinção de 10 outras aves, um morcego, dois peixes, uma planta e oito moluscos.



Hapvida omite morte de paciente por covid-19 em declaração de óbito
Hapvida omite morte de paciente por covid-19 em declaração de óbito
Empresa, investigada pela ANS por uso de cloroquina, também pressionava médicos a ofertar kit com medicamentos ineficazes para pacientes da doença e fazia lista de quem não seguisse, denuncia ex-médico da operadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário