terça-feira, 26 de outubro de 2021

Eduardo Leite desafia Doria no ninho tucano

 

EL PAÍS

“Em um dia bom, eu faço 450 reais com as corridas. Mas, disso, eu tiro 150 reais para a gasolina”, lamenta o motorista de aplicativo Romão Edson. Na segunda-feira, a Petrobras anunciou que a vida de Romão ficará um pouco mais difícil a partir desta terça, quando o preço da gasolina sobe mais 7%. Diante dessa alta nos preços, caminhoneiros, que em 2018 realizaram uma grande greve em todo o país, agora ameaçam parar novamente. Enquanto o Governo segue equilibrando os pratos para tentar resolver a situação, que já elevou o litro do combustível acima de 7 reais nas bombas, sindicatos e especialistas tentam navegar em meio à incerteza gerada pelas políticas do Governo, conta Marina Rossi.

O presidente Jair Bolsonaro não perde uma chance de aumentar sua impopularidade. Na última quinta durante sua live, leu uma notícia descolada da realidade brasileira vinculando a vacina contra a covid-19 à Aids. O Facebook e Youtube retirou ontem o vídeo do ar. Enquanto Bolsonaro vai destruindo pontes, os pré-candidatos a sua sucessão vão pavimentando terreno. O PSDB está em intensa campanha pelas prévias do partido para começar a construir a ansiada terceira via. Os tucanos apostam que há uma avenida aberta entre os eleitores que não querem votar pela reeleição de Bolsonaro nem pela volta do ex-presidente Lula, conta Carla Jiménez. Assim, o partido de centro aposta nos quadros mais destacados durante a pandemia. De um lado, o governador de São Paulo, João Doria, visto com favoritismo inicialmente por seu esforço pela vacina contra a covid-19. Do outro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, elogiado por ter colocado em dia o pagamento de salários atrasados de servidores ao longo do seu mandato, e por ter dado curso a privatizações de companhias locais para sanear as finanças do Estado.

E no exterior, um novo ataque cibernético russo pôs em xeque milhares de computadores pertencentes a empresas e órgãos oficiais dos EUA, revelou a Microsoft nesta segunda-feira. Segundo Tom Burt, seu vice-presidente para assuntos de segurança, trata-se de uma campanha da “agência russa Nobelium”, grupo hacker que já esteve envolvido em outras ofensivas. O ataque se enquadra na categoria de espionagem, padrão que se repetiu em várias das campanhas mais notórias dos últimos dois anos, que causaram milhões em perdas para empresas norte-americanas, afetaram o fornecimento de petróleo ou de carne e levaram à deterioração das relações entre Washington e Moscou, detalha Iker Seisdedos.

Do virtual para o mundo real, os dias de muitos moradores das Canárias, varrida pela erupção incessante do vulcão La Palma, têm se resumido a ansiedade e incerteza. Moradores de casas situadas no limite do perímetro de evacuação, com vistas para a boca de lava, ficam sem saber se seus lares se tornarão vítimas do desastre. “Não estou bem. Assim não dá para viver. Não quero ir embora porque esta é minha casa, mas não a quero desse jeito”, diz uma moradora. Apesar da erupção mais severa ter passado, o vulcão continua ativo —e sem data para adormecer.


Governo anuncia segundo aumento do mês enquanto gasolina já supera os 7 reais
Governo anuncia segundo aumento do mês enquanto gasolina já supera os 7 reais
Aumento será de 7% para gasolina e 9,5% para diesel. Caminhoneiros ameaçam greve e Bolsonaro promete “uma ajuda”, vista como “piada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário