sexta-feira, 8 de outubro de 2021

O escândalo da Prevent Senior ganha rosto

 

EL PAÍS

O escândalo da Prevent Senior tem um rosto. Ou dois. A CPI da Pandemia ouviu nesta quinta-feira o ex-médico do plano de saúde Walter Correa de Souza Neto e o beneficiário Tadeu Frederico Andrade. Com seus testemunhos pessoais, ambos reforçaram as teses de que a empresa pressionava médicos a receitarem o ineficaz kit covid, experimentava o uso de medicamentos em pacientes sem autorização e indicava a retirada dos cuidados intensivos a pacientes graves precocemente, encaminhando-os aos cuidados paliativos, conta Beatriz Jucá. O médico e o paciente revelaram detalhes sobre as ações da operadora durante a pandemia. “Sou testemunha viva da política criminosa dessa corporação e seus dirigentes”, disse Andrade aos senadores. A empresa nega e reclama de “denúncias infundadas”.

Na Argentina, o dólar é uma forma de poupança, mas também um termômetro da situação econômica e política. Quando o peso se desvaloriza de forma brusca, os argentinos sabem que turbulências —em especial importantes aumentos de preços— se aproximam. Nesta quinta-feira, a divisa norte-americana era vendida a 104 pesos no mercado oficial, mas seu preço no circuito informal chegava a 185, conta Mar Centenera. Essa disparidade cambial dá lugar a todo tipo de manobra financeira, que acaba impactando as reservas do Banco Central. Desde o começo de outubro, o órgão precisou vender quase 200 milhões de dólares para satisfazer a demanda e sustentar o peso. O Governo de Alberto Fernández procura manter a paz cambial pelo menos até as eleições legislativas de 14 de novembro e, para conseguir isso com a menor sangria possível de reservas, aposta em endurecer ainda mais os controles sobre a venda de divisas.

Da crise econômica para a geopolítica. Nesta quinta-feira, a Polônia deu um passo de gigante em direção a uma ruptura com a União Europeia (UE). O Tribunal Constitucional do país opinou que vários artigos dos tratados do bloco europeu são inconstitucionais, um veredicto que equivale a uma declaração de guerra jurídica contra um dos pilares fundamentais da UE: a primazia do direito comunitário sobre o nacional. A fissura entre Varsóvia e a União Europeia não começou hoje: o atrito vai da independência judicial conclamada pelos poloneses à escalada ultranacionalista do país, postura que desagrada Bruxelas por ir contra uma série de direitos individuais. Em nota, a UE expressou “preocupação” diante do tom da corte e reafirmou sua defesa dos princípios fundadores.

Boa parte do mundo conheceu nas últimas horas um novo clássico literário. O escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah foi laureado com o Nobel da Literatura “por sua comovedora descrição dos efeitos do colonialismo na África e do destino dos refugiados, no abismo entre diferentes culturas e continentes”. Além da premiação inesperada ao autor de 10 romances e que começou sua carreira aos 21 anos, quando ainda vivia como refugiado, o EL PAÍS também reuniu uma lista com os galardoados com o prêmio máximo da literatura desde 1901. Se você tem menos de 120 anos, vale a pena conferir sob qual signo literário você nasceu e cresceu.


Escândalo da Prevent Senior ganha rosto com depoimentos de médico e paciente à CPI
Escândalo da Prevent Senior ganha rosto com depoimentos de médico e paciente à CPI
Sessão desta quinta reforçou tese de que plano de saúde pressionou médicos a receitar ‘kit covid’ e usou usuários como cobaias. Empresa nega

Nenhum comentário:

Postar um comentário