terça-feira, 5 de outubro de 2021

Nesta segunda-feira o Brasil teve 199 mortes por covid-19, mas esse número é fortemente represado pela subnotificação nos fins de semana

 A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou o Nobel de Física de 2021, que foi para três estudiosos de sistemas complexos. Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann conseguiram construir um modelo do clima do planeta com capacidade para enxergar as causas que levam ao aquecimento global. Divide com eles o prêmio Giorgio Parisi, que mapeou como a interação entre desordens e flutuações interferem em sistemas físicos que vão de escalas atômicas a planetárias. (Twitter)




O Ministério da Saúde reconheceu nesta segunda-feira que uma falha no aplicativo Conecte SUS impedia a emissão de certificado de vacinação para quem tivesse tomado suas doses de imunizantes diferentes. O problema ainda não foi solucionado. A aplicação de vacinas de diferentes fabricantes acontece principalmente por falta de doses. Cerca de 90% dos postos de vacinação de São Paulo, por exemplo, não têm mais doses da AstraZeneca. A prefeitura espera uma nova remessa ainda hoje. Além disso, segundo especialistas, a combinação de diferentes vacinas pode gerar uma resposta imunológica maior. (g1)

Seguindo o discutível exemplo do Rio, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta segunda-feira que pretende realizar o carnaval de 2022 sem restrições e com 15 milhões de pessoas nas ruas. (SP Agora)

Nesta segunda-feira o Brasil teve 199 mortes por covid-19, mas esse número é fortemente represado pela subnotificação nos fins de semana. Com isso, a média móvel de óbitos em sete dias ficou em 498, a menor em 20 dias. Acre, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte não registraram mortes. No total, 598.185 pessoas perderam a vida desde o início da pandemia no país. (UOL)

Enquanto isso... A Northwell Health, maior empresa de saúde do estado de Nova York, demitiu ontem 1.400 funcionários que, pelos mais diferentes motivos, se recusaram a tomar vacina contra covid-19. Com 76 mil empregados, a rede não deve sofrer impacto nos serviços com as demissões. (Poder360)




Inaugurado há menos de uma semana em Nova York, um busto de George Floyd foi vandalizado no último domingo. Imagens de câmeras de segurança mostram quando um homem branco passa de skate e joga tinta cinza na escultura dourada de dois metros. No mesmo dia voluntários começaram a limpar o monumento. Floyd, um homem negro de 48 anos foi sufocado até a morte por um policial branco em maio de 2020 na cidade de Mineápolis, provocando uma onda de protestos nos EUA e em outras partes do mundo. (g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário