sexta-feira, 18 de março de 2022

O governo de São Paulo retirou ontem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

 

O governo de São Paulo retirou ontem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, embora elas continuem a ser exigidas em unidades de saúde e no transporte público. Em nota, o governador João Doria (PSDB) disse que recebeu do Comitê Científico estadual a confirmação de uma “melhora consistente na situação epidemiológica”. A decisão final cabe aos prefeitos, mas o secretário da Saúde da capital, Edson Aparecido, avisou que vai seguir o governo do estado e suspender a partir de hoje a exigência da máscara. (g1)

Enquanto isso... Um dado preocupa os especialistas: a baixa adesão de adultos à dose de reforço, fundamental para proteção contra a variante ômicron. Embora pessoas entre 35 e 39 anos já estejam aptas a receber a terceira dose em todo o país, apenas 37,24% das mulheres e 29,78% dos homens já o fizeram. (Globo)




Respeitado internacionalmente por sua ação na causa indígena, o sertanista e ex-presidente da Funai Sydney Possuelo devolveu ontem a Medalha do Mérito Indigenista, concedida a ele em 1987 pelo Ministério da Justiça. Foi um protesto contra a concessão na quarta-feira da mesma comenda ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Em carta ao ministro da Justiça, Anderson Torres, que também se condecorou, Possuelo disse que a honraria, em sua visão “perdeu toda a razão pela qual, em 1972, foi criada pelo presidente da República”. Bolsonaro já defendeu o extermínio dos indígenas e pressiona para aprovar um projeto que autoriza a mineração em suas terras. (Estadão)




Para ler com calma. O cão não é só o melhor amigo do homem, é também seu parceiro de neuras. Segundo pesquisa da Universidade de Prince Edward Island, no Canadá, distúrbios psiquiátricos caninos são semelhantes a condições como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e transtorno bipolar. Até os componentes genéticos que podem levar à ansiedade são parecidos. “Cães são provavelmente o melhor modelo que vamos encontrar para os humanos”, diz Karen Overall, especialista em comportamento animal da universidade. (Science Magazine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário