Infelizmente fracassou o “Dia V”, um mutirão feito no sábado pelo governo de São Paulo para aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 em 3,9 milhões de pessoas que estão com a imunização em atraso. Apesar da ampla divulgação, somente 8% dessas pessoas compareceram. (g1)
A Pfizer completou neste domingo a entrega dos 100 milhões de vacinas que o governo federal havia contratado em março. Há um outro contrato para a mesma quantidade de doses ser entregue até dezembro. (Estadão)
Enquanto isso... O prefeito do Rio, Eduardo Paes, surpreendeu ao anunciar que o carnaval carioca vai acontecer em fevereiro sem qualquer regra de distanciamento ou redução de público. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, havia levantado a possibilidade, mas a condicionara à situação da pandemia. (Globo)
Neste domingo o Brasil registou 237 mortes por covid-19, chegando a 597.986 desde o início da pandemia. A média móvel em sete dias foi de 500 óbitos. É importante lembrar que, nos fins de semana os registros tendem a ficar represados e serem contabilizados de fato somente na terça-feira. (g1)
O americano David Julius e o libanês Ardem Patapoutian ganharam o Nobel de Medicina, anunciado há pouco pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os dois desenvolveram pesquisas sobre os receptores de temperatura e toque na pele e nos nervos humanos. (g1)
Uma bomba está prestes a explodir sobre a Igreja Católica na França. Amanhã será divulgado o resultado de uma investigação que identificou, numa “estimativa mínima”, 2.900 pedófilos dentro da estrutura eclesiástica que agiram desde 1950 no país. A maioria dos casos já prescreveu e muitos dos abusadores estão mortos, mas o episcopado francês já se antecipou e prometeu “reparações financeiras” às vítimas. (Globo)
Chamado até de retrógrado, coitado, Mercúrio teve sua intimidade devassada esta semana pela sonda BepiColombo, que enviou suas primeiras imagens do planeta mais próximo do Sol. Se tudo der certo, a sonda vai estabelecer uma órbita estável e enviar informações constantes sobre Mercúrio. Parceria das agências espaciais europeia, chinesa, russa e americana, a BepiColombo é um marco na engenharia espacial, projetada para resistir às temperaturas extremas do planeta, que vão de -173 ºC a 426 ºC. (BBC Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário