terça-feira, 11 de agosto de 2020

Brasil, uma recuperação incerta

Brasil

A economia brasileira começa a mostrar alguns sinais positivos após ter despencado nos meses de março e abril, em meio às medidas de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. A produção industrial brasileira, por exemplo, avançou 8,9% em junho, na comparação com maio. É a segunda alta seguida da indústria. Embora Paulo Guedes se anime com os números, economistas ouvidos pela repórter Heloísa Mendonça afirmam, no entanto, que falar em recuperação ainda é precipitado. Eles avaliam que o desempenho mais favorável de alguns indicadores foi anabolizado em grande parte pelos programas de auxílio do Governo às empresas e também pela transferência de renda do programa de auxílio emergencial, que em junho chegou a quase metade dos lares brasileiros. Um quadro mais realista sobre queda na economia e, principalmente, sobre os números do desemprego só deve aparecer no fim do ano.
No Líbano, a crise se aprofunda. O primeiro-ministro, Hassan Diab, anunciou a demissão em bloco de seu Governo, uma renúncia que ocorre em meio à crescente indignação popular contra a elite política libanesa e seis dias após a explosão que arrasou o porto de Beirute na terça-feira passada, causando 164 mortes e mais de 6.000 feridos, além de forçar mais de 300.000 pessoas a deixarem suas casas. A correspondente Natalia Sancha conta que, na vanguarda das manifestações de rua, está a geração de jovens na casa dos 20 anos, fartos do sistema clientelista denominado wasta (“pistolão” em árabe) e que, sem oportunidades de trabalho, saem em massa do país.
Ainda nesta edição, uma entrevista com Claudia López, a prefeita de Bogotá, que defende sua gestão da pandemia, explica seus desencontros com o presidente Iván Duque e promove a renda básica da capital colombiana. Sua vitória como primeira mulher eleita nas urnas para governar a capital demonstram uma mudança de ciclo na política colombiana, após meio século de conflito armado, para torná-la uma cidade mais gentil, inclusiva e sustentável. “É um milagre que eu seja prefeita. Sou filha de professora, mulher e lésbica”, diz.

Com recuperação incerta, Brasil se apoia na muleta do auxílio emergencial
Com recuperação incerta, Brasil se apoia na muleta do auxílio emergencial
Governo fala em retomada, mas para economistas, o desempenho mais favorável de indicadores foi anabolizado por transferência de renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário