sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Brasil registrou 1.299 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 76.822 óbitos

O Brasil registrou 1.299 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 76.822 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.081 óbitos, uma variação de 6% em relação aos dados registrados em 14 dias. É a maior média móvel da pandemia pelo 4º dia. Com mais 43.829 casos confirmados, já são 2.014.738 brasileiros com o novo coronavírus. (G1)

A "média móvel de 7 dias" faz um cálculo do número de mortes entre o dia em curso e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 14 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados.
Sobre os Estados nas duas últimas semanas, levando em conta a média de mortes dos últimos 7 dias. Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, RO e TO. Em estabilidade: SP, PA, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI e SE. Em queda: ES, RJ, AC, AM, AP, RR e RN. (G1)



Resultados preliminares de um estudo liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, associaram o uso da hidroxicloroquina à piora do quadro e morte pela Covid-19 em 1,5 mil pacientes com a doença. Os ensaios fazem parte do conjunto de ensaios clínicos "Recovery", que analisa vários remédios para a Covid-19 em 11 mil pacientes britânicos. Segundo o estudo, que ainda não passou por revisão de outros cientistas (a chamada "revisão por pares"), a hidroxicloroquina não reduziu a mortalidade e foi associada a períodos de internação mais longos e risco aumentado de morte ou necessidade de ventilação mecânica para o paciente.

Enquanto isso, pesquisadores tentam achar substâncias que ao menos auxiliem na aceleração do tratamento. Um estudo apontou que a cannabis, por meio de um derivado da maconha, o CBD (canabidiol), é vantajoso quando usado para combater os sintomas da doença. Foi realizado pelos pesquisadores da Augusta University, na Geórgia.

Por falar em tratamentos, uma lista atualizada, incluindo alguns dos mais promissores e potencialmente prejudiciais. Nos EUA, a FDA não regulamentou totalmente nenhum tratamento específico, mas autorizou o uso emergencial a alguns. Para verificar o status atual do desenvolvimento da vacina, consulte o Rastreador de Vacinas contra Coronavírus, ferramenta criada pelo NYT.

Sobre a imunidade contra a Covid-19, um estudo publicado na Nature indica que ela pode ser duradoura. Células T, responsáveis por parte da resposta imune do corpo, 'guardam' marcadores para a Sars de 2003, apontando uma possível imunidade a longo prazo também para o Sars-CoV-2.

Pois é... O Brasil e outros 74 países apresentaram uma manifestação oficial de interesse em participar do programa de financiamento chamado COVAX Facility, um mecanismo projetado para garantir, futuramente, acesso rápido e equitativo global às vacinas contra o novo coronavírus. Todos terão que custear as doses, quando com seus próprios orçamentos de finanças públicas.



Sete em cada 10 pessoas não tiveram qualquer tipo de informação ou contato com parente encarcerado no estado de São Paulo ao longo da pandemia do novo coronavírus. Entre os que conseguiram alguma comunicação, 27,1% disseram que foi por carta, 7,3% por advogado e outros 2,1% por assistente social ou prisional. Ainda assim, os relatos mostram que as correspondências muitas vezes não chegam ou demoram a chegar. A pesquisa é do Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV em parceria com a Associação de Familiares e Amigos de Presos e Presas. De acordo com dados mais recentes do Departamento Penitenciário Nacional, 6.218 pessoas em privação de liberdade foram infectadas. Há outros 2.015 casos suspeitos e 66 óbitos causados pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário