domingo, 8 de novembro de 2020

“Isso não é uma declaração de vitória, mas os números são claros. Vamos ganhar”. As calculadas palavras são de Joe Biden

 

Brasil


“Isso não é uma declaração de vitória, mas os números são claros. Vamos ganhar”. As calculadas palavras são de Joe Biden na madrugada deste sábado. Com a apuração caminhando para um desfecho, o provável vencedor das eleições nos Estados Unidos se envolve na aura da Casa Branca, ao contrário de seu oponente, Donald Trump, mede o discurso para não inflamar o país. De Wilmington, Delaware, cidade em que reside o democrata, a correspondente María Antonia Sánchez-Vallejo conta que, ao longo da apuração, Biden vem desfiando a conta-gotas uma série de medidas, em uma coreografia de passos comedidos que permitem pressentir um mandato calmo, sem impulsos ou improvisações. Do outro lado da apuração, como reage a base trumpista? O sociólogo Richard Sennett analisa que a massa mais radicalizada sobreviverá à derrota de Trump e que perigo isso representa para a unidade do país.

O insucesso do republicano atrai também os analistas do bolsonarismo. A teoria da fraude, que Jair Bolsonaro já revisita e poderá lançar mão de novo em 2022, já serve para magnetizar radicais, analisa o cientista político Christian Lynch em entrevista concedida ao repórter Breiller Pires. "Na linguagem dos populistas, povo se resume àqueles que os seguem. Os outros são traidores. Se o líder é a encarnação popular, logo não será derrotado. Caso isso aconteça, a eleição só pode ter sido fraudada, ou foi um golpe ou o povo foi enganado”, afirma.

No Brasil,  o Amapá enfrenta o quarto dia de apagão. Um incêndio na Subestação de Macapá deixou 90% da população sem energia, e a situação não será resolvida tão cedo. O Governo Federal estipulou o prazo de 10 dias para a retomada do serviço, enquanto isso a população se vê desprovida de itens essenciais, como conta Diogo Magri.

À medida que as eleições municipais que se aproximam, o risco de fraudes se eleva. A repórter Heloisa Mendonça explica que o TCU identificou quase 11.000 candidatos que mesmo com patrimônio declarado superior a 300.000 reais, receberam o auxílio emergencial. Dentre eles, 1.320 são milionários.

Na semana da incerteza global à espera do desfecho nos EUA, o escritor Andrés Pascual reflete sobre o estado de ânimo que dominou o mundo, que é natural e permanente e que não precisa necessariamente ser prejudicial. Qua o método para aceitá-la e geri-la, tirando proveito de suas manifestações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário