quinta-feira, 17 de junho de 2021

Miguel Nicolelis: “Estamos permitindo que a terceira onda seja acelerada no Brasil”

 


Não há surpresas. Como antecipado por especialistas, a pandemia de covid-19 voltou a se impor no Brasil, que beira meio milhão de vítimas pela doença. Nesta quarta-feira, o país registrou 2.997 mortes, o maior número registrado em 24 horas desde o fim de abril. E não há nada no panorama atual que aponte para uma melhora rápida do quadro, já que a cobertura da campanha de vacinação brasileira ainda é baixa e há mais circulação de pessoas. A situação é o tema do novo episódio de Diário do Front, o podcast do neurocientista Miguel Nicolelis. "Nós estamos permitindo que a terceira onda seja acelerada no Brasil”, afirma. O acesso ao podcast é grátis. Compartilhe com seus amigos e familiares.

Uma troca de mensagens perdida em meio a mais de 100 páginas de um relatório enviado pela defesa do ex-presidente Lula revela indícios de que a Operação Lava Jato manteve cooperação irregular com a Espanha. O alvo? O ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, considerado foragido pela justiça brasileira. A repórter Regiane Oliveira explica o contexto por trás de uma conversa aparentemente inofensiva entre as procuradorias dos dois países, mas que pode fragilizar ainda mais os acordos de cooperação da Lava Jato, questionados também nos EUA.

Em Brasília, a CPI da Pandemia foi o palco que o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel conseguiu para atacar o Governo federal e se defender do impeachment que sofreu. Em seu depoimento, o ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro também acenou com informações sobre o assassinato de Marielle Franco. Heloísa Mendonça e Regiane Oliveira escrevem sobre a sessão desta quarta-feira, que pode se desdobrar em uma reunião sigilosa onde Witzel promete revelar "um fato gravíssimo" envolvendo o Planalto.

Em Genebra, Vladimir Putin e Joe Biden abriram caminho para a reaproximação, neste que é considerado o pior momento das relações entre Rússia e EUA desde a Guerra Fria. As correspondentes em Washington e Moscou, Amanda Mars e María R. Sahuquillo, contam que por trás da aparente troca de gentilezas entre os líderes e o gesto de boa vontade de voltar a ter embaixadores em ambos os países, questões fundamentais continuam sobre a mesa, como  ataques cibernéticos e a violação dos direitos humanos.

Ainda nesta edição, uma entrevista com David Morgan, o piloto inglês que participou de mais de 50 missões durante a Guerra das Malvinas nos anos oitenta. Em um momento de revisão histórica do conflito, o autor do livro Hostile Skies —recentemente traduzido para o espanhol e publicado na Argentina como Cielos Hostiles —conta suas memórias à Teresa Sofia Buscaglia. “A guerra não é gloriosa, é como se debruçar sobre o inferno, e a vivemos da mesma forma em ambos os lados. Não desfrutávamos as vitórias porque sabíamos que os pilotos argentinos eram como nós: sentiam o mesmo amor por voar e também tinham famílias esperando por eles”, diz o piloto.


Brasil registra a maior cifra de mortes diárias por covid-19 desde final de abril
Brasil registra a maior cifra de mortes diárias por covid-19 desde final de abril
Prestes a bater meio milhão de mortos na pandemia, país volta a acelerar contágios e registra 2.997 óbitos e 95.000 novos casos em 24 horas
Podcast | “Estamos permitindo que a terceira onda seja acelerada no Brasil”
No novo episódio de ‘Diário do front’, Miguel Nicolelis diz que novo marco de óbitos do qual país se aproxima é estarrecedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário