Identificada por autoridades sanitárias da África do Sul e classificada pela OMS como “de risco muito elevado”, a variante ômicron do coronavírus tende a ser mais transmissível e menos letal, na opinião de especialistas. Segundo Amilcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia da UFRJ, vírus emergentes tendem a se atenuar conforme vão se espalhando pela população humana. Até o momento, de fato, não foram atribuídas mortes à ômicron. Por via das dúvidas, os países do G7 pediram “medidas urgentes” para conter a variante, incluindo, finalmente, a garantia de acesso a vacinas aos países mais pobres. (UOL)
Mesmo admitindo não ter dados suficientes, o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, disse que as atuais vacinas são potencialmente menos eficazes contra a ômicron. Segundo Bancel, o setor farmacêutico ainda precisará de meses para produzir novos imunizantes. (Reuters)
Enquanto isso... Pelo menos dez capitais, incluindo Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), cancelaram as festas de Réveillon deste ano, por conta dos riscos de covid-19. Já a prefeitura do Rio, um dos maiores destinos turísticos do país nessa data, manteve a programação, mas disse que vai monitorar o desenvolvimento da pandemia. (CNN Brasil)
A debandada no MEC não se restringe ao Inep, que aplica o Enem. Ontem seis coordenadores e 46 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entregaram os cargos. O órgão é responsável pela avaliação e aprovação de cursos de pós-graduação no país. Entre outras críticas, os demissionários dizem que a prioridade do órgão tem sido liberar cursos de ensino à distância, em vez de avaliar os existentes. (g1)
Enquanto isso... O gabarito do Enem 2021 será divulgado amanhã no site do Inep, mas os estudantes que fizeram as provas nos dois últimos domingos só conhecerão o resultado no dia 11 de fevereiro. A abstenção no segundo dia do exame chegou a 29,9%. (CNN Brasil)
Para ler com calma e revolta. A paciente grávida chega cambaleando para uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Campinas, na Zona Sul de São Paulo. A médica pergunta se ela estava sob efeito de drogas. Não. Estava sob efeito de fome, não comia havia dois dias. Com o avanço da miséria e alta nos preços, essa situação é cada vez mais comuns nas unidades de saúde paulistas. (Tab)
Prefeitos dos municípios amazonenses de Borba e Autazes acionaram a bancada estadual em Brasília para conter a operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal no Rio Madeira. Eles alegam que, mesmo fora da lei, a atividade sustenta a economia da região. A PF já apreendeu e incendiou mais de 130 balsas, mas muitos garimpeiros retiraram delas os equipamentos mais caros antes da chegada dos agentes. (Globo)
Depois da fúria consumista da Black Friday, pega bem um pouco de solidariedade. Essa é a ideia por trás do Dia de Doar, uma iniciativa mundial que acontece hoje. Conheça mais sobre esse movimento e veja como participar dessas ações. Fazer o bem a quem precisa também nos faz bem.