A Anvisa confirmou ontem que está acompanhando o caso de um brasileiro que testou positivo para covid-19 após voltar da África do Sul no último sábado. Ainda não há confirmação se ele foi contaminado pela variante ômicron, identificada pelas autoridades sanitárias sul-africanas e que já chegou a outros países da África, à Europa e ao Oriente Médio. Também no sábado o governo brasileiro proibiu a entrada de pessoas vindas de seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. (Poder360)
Pois é... A Organização Mundial da Saúde classificou a ômicron como “variante de preocupação”, por conta da grande quantidade de mutações. A médica sul-africana Angelique Coetzee, que fez o primeiro alerta sobre a possibilidade de uma nova cepa, disse que atendeu somente pacientes com sintomas leves, mas incomuns, como taquicardia. Embora os gráficos sobre a evolução da ômicron mostrem que ela se espalha até quatro vezes mais rapidamente que a delta, especialistas lembram que os dados se referem somente à África do Sul, que vacinou completamente apenas 24% de sua população até agora. (g1)
A chegada da variante à Europa, que já enfrentava uma nova onda da covid-19, fez aumentar a demanda por mais restrições. O premiê britânico Boris Johnson convocou uma reunião dos ministros da Saúde do G7 (EUA, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e Reino Unido) para discutir os riscos da nova cepa. (UOL)
Após uma abstenção de 26% no primeiro dia de exame, estudantes de todo o Brasil fizeram ontem a segunda prova do Enem. O teste de ciências da natureza e matemática teve questões que abordaram o rompimento de uma barragem da Vale em Mariana (MG), carros elétricos, a tabela da Copa do Brasil e a dengue. A pandemia de covid-19 passou ao largo do exame, mas, segundo especialistas, o motivo é a falta de atualização no banco de questões do Enem. O gabarito oficial deve ser divulgado pelo Inep na quarta-feira, e ainda não há data prevista para o resultado. (UOL)
Enquanto isso... O Inep decidiu que os candidatos que não puderam fazer a primeira prova no dia 21 devido a uma violenta operação policial na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), podem pedir a reaplicação do exame. (g1)
A Polícia Federal fez no sábado uma operação contra garimpeiros que extraem ouro ilegalmente no Rio Madeira, no Amazonas. Pelo menos 20 balsas foram apreendidas e outras incendiadas pelos policiais. A ação das autoridades, porém, está longe de acabar com o garimpo ilegal no rio. Centenas de balsas que ocupavam um trecho do Madeira se dispersaram durante a semana para fugir da repressão. (Metrópoles)
O Palmeiras conquistou sua terceira Libertadores, a segunda consecutiva, ao vencer no sábado o Flamengo na prorrogação por 2 a 1 no Estádio Centenário, em Montevidéu. Com o título, o clube paulista se qualificou para disputar, em fevereiro do ano que vem, o Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes Unidos. (UOL)
Morreu de câncer no sábado, aos 83 anos, o arquiteto Ruy Ohtake, cujas obras marcaram a paisagem de São Paulo. Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy projetou, entre outros, o Hotel Unique, o instituto que leva o nome de sua mãe e a embaixada brasileira em Tóquio. (g1)
Luto também no esporte. Morreu ontem, aos 79 anos, Frank Williams, fundador da equipe de Fórmula 1 que leva seu nome. A causa não foi divulgada. Cinco pilotos brasileiros dirigiram seus carros, incluindo Nelson Piquet, campeão em 1987, e Ayrton Senna, que pilotava uma Williams no acidente que o matou em 1994. (Globo Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário