quarta-feira, 24 de novembro de 2021

A Grande Demissão revoluciona o trabalho nos EUA

 

Incêndio no maior parque do Nordeste abre suspeita sobre facções e disputa imobiliária
Parque do Cocó, maior área verde urbana da região, passou na última semana pelo maior incêndio desde sua criação, com 46 hectares atingidos e nevoeiro em vários bairros da cidade. Área é cobiçada por construtoras
Incêndio no maior parque do Nordeste abre suspeita sobre facções e disputa imobiliária

EL PAÍS






As entrevistas de saída do emprego são uma tradição nos EUA, um gênero próprio na gestão de recursos humanos. São feitas pelas empresas com os trabalhadores que saem voluntariamente, para saber o que não deu certo e quais foram os motivos que frustraram as expectativas do funcionário. A julgar pela sangria de americanos que deixam o mercado de trabalho desde que começou a recuperação pós-pandemia, as conclusões desses interrogatórios são mais reveladoras hoje do que de costume, escreve María Antonia Sánchez-Vallejo. Desde abril deste ano, quando foi registrado o primeiro pico de saídas, cerca de quatro milhões de pessoas abandonaram voluntariamente o emprego a cada mês, e em muitos casos essas baixas não são acompanhadas, pelo menos não imediatamente, pela busca de trabalho. Os especialistas batizaram essa tendência de Grande Demissão ou Grande Renúncia, porque está dinamitando a cultura do trabalho tradicional: o desempenho profissional como prioridade na vida; a realização pessoal projetada apenas no ofício ou na carreira.

Em Fortaleza, o maior parque urbano do Nordeste, o Cocó, passou pelo mais grave incêndio desde sua criação na última quarta-feira, levantando suspeitas sobre conflito entre facções criminosas e disputa imobiliária. Cerca de 12 focos fizeram o fogo se alastrar ao longo de pouco mais de 46 hectares, relata Beatriz Jucá. O parque, localizado na área nobre da capital cearense e historicamente disputado em meio à especulação imobiliária, se expande ao longo de 15 bairros. Por conta do incêndio, vários deles amanheceram no dia seguinte encobertos por uma densa fumaça. Avenidas foram fechadas e duas linhas de ônibus tiveram o percurso alterado. Escolas interromperam aulas e enviaram os alunos de volta para casa, e alguns moradores das áreas mais afetadas tiveram de deixar suas casas, em razão da dificuldade para respirar.

A proposta da União Europeia de restringir a importação de commodities produzidas em terras desflorestadas caiu como uma bomba no agronegócio brasileiro, pressionando pelos novos recordes do desmatamento na Amazônia. A Associação Brasileira dos Produtos de Soja (Aprosoja) reagiu nesta terça-feira em tom de confronto. “Protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental. É disso que se trata a medida anunciada pela União Europeia de restringir as importações de commodities agrícolas sob o argumento de tentar conter o desmatamento”, afirmou. Na esteira da COP26, a Comissão Europeia anunciou na semana passada uma série de medidas que visam a reduzir a emissão de carbono e ampliar o foco na economia verde. Uma delas prevê fechar a portas para a importação de sete produtos, incluindo soja, cacau, café e carne bovina que tenham vindo de territórios desmatados até dezembro 2020. A UE consome 10% da soja produzida no Brasil.

Em três semanas Sex and the City voltará (agora chamada And just like that) e com ela o personagem de Stanford Blatch. Ele é um dos personagens de melhor amigo gay mais conhecidos da ficção contemporânea: com ele, Carrie Bradshaw faz o que é impensável fazer —pelo menos em sua cabeça— com um homem heterossexual: ir às compras, compartilhar seus sentimentos e dar risadas com ambos vestidos. Outro grande coadjuvante gay da televisão, o atormentado Waylon Smithers de Os Simpsons, também foi notícia nesta semana ao se anunciar que viverá uma história de amor. Será sua primeira na série, na temporada número 33, recém-estreada na Disney+. O caso de Smithers é um bom exemplo de como os personagens gays estiveram na ficção: primeiro silenciosos, depois paródicos, quase sempre submissos, serviçais a outros personagens e suas tramas, em uma existência que flutuava entre o funcional, o humorístico e o solidário.



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