quarta-feira, 2 de junho de 2021

Nesta terça-feira, o Brasil teve 2.346 óbitos causados pela Covid-19, elevando o total a 465.312.

 A aproximação do inverno, que começa oficialmente no próximo dia 21, traz para a Região Sul o risco de uma nova explosão da Covid-19 num momento em que os serviços de saúde estão em virtual colapso. O Paraná está com 95% de seus leitos de UTI para a doença ocupados. Em Curitiba, onde a ocupação é de 94%, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar. Segundo especialistas, durante o inverno as pessoas tendem a se concentrar mais em lugares fechados, aumentando a chance de contaminação. (Globo)

Nesta terça-feira, o Brasil teve 2.346 óbitos causados pela Covid-19, elevando o total a 465.312. A média móvel de mortes em sete dias foi de 1.870, marcando a quinta alta consecutiva. Na comparação com os 14 dias anteriores ainda há uma redução de 4%, mas isso indica estabilidade. (G1)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou ontem o uso emergencial para maiores de 18 anos da CoronaVac, vacina desenvolvida pela chinesa SinoVac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Com isso, o imunizante poderá ser usado na iniciativa Covax, que busca ampliar a distribuição de vacinas pelo mundo. Um benefício indireto para os brasileiros é que, com o reconhecimento pela instituição internacional, pessoas imunizadas com a CoronaVac sejam admitidas em áreas com barreiras sanitárias, como a União Europeia.  (UOL)

Também ontem, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou com a AstraZeneca o contrato de transferência de tecnologia para produzir no Brasil a matéria prima da vacina desenvolvida pelo laboratório britânico. Hoje todo o material é importado, principalmente da China. (Folha)

E chegou na noite de ontem a primeira das três remessas de vacinas da Pfizer prometidas para esta semana. O lote de 936 mil doses foi entregue no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). (G1)




O Congresso derrubou na noite de ontem o veto do presidente Jair Bolsonaro ao fornecimento de internet gratuita para alunos e professores da educação básica pública durante a pandemia. A estimativa é que a medida, idealizada para facilitar o ensino remoto, beneficie 18 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores. (Globo)




A China confirmou nesta terça-feira o primeiro caso de contágio em um ser humano da gripe aviária H10N3. O paciente é um homem de 41 anos de Jiangsu, no leste do país. Segundo a FAO, órgão da ONU para agricultura e alimentação, esse vírus é pouco comum, enquanto o governo chinês afirma que o risco de propagação entre pessoas é baixo. (G1)




O Papa Francisco anunciou ontem uma das mais abrangentes reformas do Código de Direito Canônico, a lei da Igreja Católica. Passam a ser crimes corrupção de menores e posse de pornografia infantil, por exemplo, enquanto a prática de fraudes e a ordenação de mulheres recebem agora punições maiores. Ao anunciar a revisão, a maior em quase 40 anos, o Pontífice cobrou responsabilidades de bispos na aplicação dessas leis. (CNN Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário