Chamada agora de “variante delta”, a cepa do Sars-Cov-2 identificada primeiro na Índia é 40% mais transmissível que a versão original do vírus, informou o Ministério da Saúde do Reino Unido. A delta é hoje a variante mais disseminada em território britânico e já teve casos confirmados no Brasil, embora, até o momento, somente com contágio no exterior. (G1)
Mesmo sem as cepas importadas, a situação vem se agravando no país. O Mato Grosso do Sul está transferindo pacientes para São Paulo devido à falta de leitos em UTIs. A fila de espera por uma vaga nos hospitais em MS chega 251 pessoas, e pacientes já haviam sido levados para Rondônia. (Estadão)
Os governadores do Nordeste não gostaram da decisão da Anvisa sobre a vacina russa Sputnik V. A agência autorizou a importação emergencial do imunizante, mas só liberou seu uso até o limite de 1% da população, vetado em grávidas sem comorbidades e mulheres que acabaram de dar à luz, entre outras restrições. A vacina russa é uma das apostas dos estados, especialmente no Nordeste, para ampliar rapidamente a imunização. (UOL)
Mesmo quando as vacinas estão autorizadas, fazê-las chegar à população não é simples. A demora entre uma ponta e outra chega a 26 dias, provocando um acúmulo de 40 milhões de doses nos depósitos de estados e municípios. (Globo)
Neste domingo, o Brasil registrou 866 mortes por Covid-19, com média móvel em sete dias de 1.629 óbitos. Na comparação com os 14 dias anteriores, houve redução de 13% no limite da estabilidade. Não se sabe, porém, o impacto do feriado prolongado no registro de óbitos. Desde o início da pandemia 473.495 perderam a vida para a doença no país. (G1)
Prédios fechados, pesquisas interrompidas, nada de aulas presenciais e até mesmo as aulas remotas em risco. Esse é o cenário pintado por 30 das 69 universidades federais do país diante da falta de verba, mesmo que todo o orçamento previsto para este ano seja liberado, o que ainda não aconteceu. A lista de instituições inclui UFRJ, UFF, UFMA, UFBA, UFPE, UFABC e UFES. De 2020 para este ano, o orçamento das universidades públicas foi cortado de R$ 5,6 bilhões para R$ 4,3 bilhões. Os reitores pedem que os valores sejam recompostos para o nível do ano passado. (Globo)
A população de Manaus viveu no domingo uma madrugada de terror após a morte em confronto com a polícia na noite de sábado de Erick Batista da Costa, o Dadidinho, apontado como líder de uma das maiores facções do tráfico de drogas no Amazonas. Foi a senha para que carros, ambulâncias fossem incendiados e agências bancárias e monumentos sofressem vandalismo. No domingo, 14 pessoas foram presas por envolvimento nos ataques. (A Crítica)
O duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan para os leigos, anunciaram neste domingo o nascimento de sua filha Lilibet Diana. O casal já tem um menino, Archie. O nome da menina é uma homenagem à rainha Elizabeth II, apelidada de Lilibet em família, e à princesa Diana. (G1)
O agrado à monarca não impediu que o casal fosse rebaixado no site da família real. Na nova versão da página, em vez de virem depois do príncipe William e da mulher deste, Kate, Harry e Meghan só aparecem depois dos outros filhos da rainha, Anne, Andrew e Edward, e os respectivos cônjuges. (Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário