sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Nesta quinta-feira o Brasil registrou 776 mortes por Covid-19, levando o total a 582.004

 O STF interrompeu novamente ontem o julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas, defendido pelo governo e pela bancada ruralista. Último a se manifestar na quinta-feira, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu que o tempo de ocupação da terra seja decidido caso a caso e que o marco não seja aplicado à disputa que motivou a ação no Supremo. O que parece defesa dos indígenas, porém, é um aceno aos ruralistas. Se o STF não declarar que o marco é inconstitucional, o Congresso pode estabelecê-lo por lei. A discussão será retomada, com o voto do relator Edson Fachin, no dia 8. (Folha)

Enquanto o STF não decide, cerca de mil indígenas permanecem acampados na Praça dos Três Poderes, ao lado da Esplanada dos Ministérios, onde haverá uma manifestação bolsonarista no dia 7. (UOL)




A segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19 chegou a 64.687.797 pessoas no país, o que corresponde a 30,32% da população. Uma doença passa a ser considerada controlada quando 70% ou mais das pessoas têm a imunização completa. (G1)

E vacinar é muito importante. Um estudo publicado na revista Lancet indica que pessoas com a imunização completa têm 50% menos chances de desenvolver a chamada Covid longa, quando os sintomas se prolongam por meses. (Globo)

Nesta quinta-feira o Brasil registrou 776 mortes por Covid-19, levando o total a 582.004 desde o início da pandemia. A média móvel diária de 628 óbitos em sete dias foi a menor desde 28 de dezembro. (UOL)




O nadador Daniel Dias, que se despede da carreira de atleta paralímpico com 27 medalhas na coleção, será o porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos de Tóquio, às 8h de domingo (horário de Brasília). Confira como foi o dia nos jogos e o quadro de medalhas. (UOL)




Três anos após um incêndio devastador, o Museu Nacional lançou uma campanha para reconstruir seu acervo. O objetivo é obter dez mil peças, e a previsão de reabertura da instituição é 7 de setembro de 2022, bicentenário da Independência. (Folha)




Para relaxar um pouco, confira os finalistas do prémio ‘Fotografia de Comédia da Vida Selvagem 2021’. (Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário