quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O Brasil registrou 809 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 138.159 óbitos desde o começo da pandemia

Pelas imagens de satélite coletadas pelo Inpe, entre os dias 14 e 19 de setembro, é possível ver as partículas liberadas na atmosfera pelas queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal sendo levadas pelo vento em direção às regiões Sudeste e Sul do país.

O rio Paraguai, o oitavo maior em curso de água da América do Sul, está registrando cotas próximas das mínimas históricas em diversos pontos ao longo do seu percurso, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. Dados apresentados pelo órgão ao UOL revelam o estado crítico do rio. Em Mato Grosso, no município de Cáceres, desde junho o Paraguai está registrando o menor nível dos últimos 55 anos. Tal situação agrava o avanço do fogo que já queimou cerca de 3 milhões de hectares da maior planície alagável do planeta, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. O Pantanal vive uma das piores secas de sua história, com uma média de chuva 40% menor que o mesmo período dos anos anteriores. A área queimada já equivale a mais de 10 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas.

Um macaco-prego em busca de comida e uma onça-pintada descansando na sombra de uma árvore. Imagens registradas em meio à destruição do Pantanal.




O Brasil registrou 809 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 138.159 óbitos desde o começo da pandemia. No total, 7 estados apresentaram alta de mortes: RJ, AM, AP, BA, MA, PE e RN. É o maior número de estados com crescimento de mortes desde 22 de agosto. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 707 óbitos, uma variação de 4% em relação aos dados registrados em 14 dias. Em casos confirmados, já são 4.595.335 brasileiros com o novo coronavírus, 35.252 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 30.148 por dia, uma variação de 7% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Os Estados Unidos chegaram a 200 mil mortes pelo novo coronavírus. É o primeiro país a alcançar esse número de vítimas da Covid-19 no mundo. Considerando todo o planeta, o total de mortes pelo coronavírus se aproxima de 1 milhão: são mais de 960 mil vítimas acumuladas no mundo.

Enquanto isso, o Reino Unido prepara novas restrições para conter o aumento de casos do novo coronavírus. As medidas que passam a valer a partir da próxima quinta-feira, devem ser anunciadas pelo primeiro ministro, Boris Johnson. As mudanças no horário de funcionamento de bares e pubs estão entre elas.




ASão Silvestre, principal corrida de rua da América Latina, será adiada para 11 de julho de 2021. A prova, que acontece tradicionalmente nas ruas de São Paulo no dia 31 de dezembro, não vai acontecer em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a organização, a medida foi tomada “visando maior segurança dos inscritos, colaboradores, fornecedores e público em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário