quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Brasil registrou 849 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 143.010 óbitos

Sobre a pandemia, o Brasil registrou 849 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 143.010 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 693 óbitos, uma variação de -12% em relação aos dados registrados em 14 dias. Em casos confirmados, já são 4.780.317 brasileiros com o novo coronavírus, 31.990 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 26.426 por dia, uma variação que aponta queda, com -17% em relação aos casos registrados em 14 dias. É a menor média móvel de casos registrada desde o dia 18 de junho.

O país tem 11 estados, além do Distrito Federal, com tendência de queda na média móvel de óbitos: Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe. Quatorze unidades federativas têm tendência de média móvel estável: Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. Em dois, Amazonas e Roraima, a tendência é de alta.




O Brasil está entre os países que menos confiam em cientistas apontou um estudo do centro de pesquisas americano Pew Research Center. Conduzida de outubro de 2019 a março de 2020, a pesquisa aconteceu na Europa, Rússia, Américas e região da Ásia-Pacífico. Entre os países que mais acreditam na ciência estão Índia, Austrália, Espanha e Países Baixos, com índices de alta confiança de 59%, 48%, 48% e 47%, respectivamente. A média de pessoas que têm “muita” confiança nos cientistas é de 36%, a mesma parcela que responde a mesma coisa sobre os militares. O número é superior à parcela que diz isso sobre líderes empresariais, governo nacional e mídia. O levantamento mostra que a ciência é vista de forma positiva pelo público global, indo de acordo com a atual expectativa em torno de tratamentos para a Covid-19. Contudo, brasileiros são os que menos acreditam que os cientistas fazem o que é certo para a sociedade – 36% dos entrevistados disseram confiar pouco ou nada neles. Apenas 23% acreditam muito nas atitudes dos cientistas. Brasileiros também acreditam que o país está abaixo da média em empreendimentos tecnológicos, conquistas científicas e no ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. É a população que pior avalia seu país em todas essas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário