segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O golpista se assanha

O Centrão pediu moderação, mas Bolsonaro entregou mais radicalismo. Ao discursar no domingo em vídeos exibidos em atos em 17 capitais, o presidente voltou a ameaçar as eleições caso não haja voto impresso, virtualmente descartado pelo Congresso. “Sem eleições limpas e democráticas, não haverá eleição. Nós que exigimos. Pode ter certeza”, disse ele, no vídeo exibido em Brasília. Autoridades bolsonaristas, como a ministra Damares Alves e a deputada Carla Zambeli (PSL-SP), participaram dos atos, assim como o ex-chanceler Ernesto Araújo (UOL)

No sábado, em pleno clima de campanha antecipada, Bolsonaro já havia ameaçado as eleições durante uma ‘motociata’ em Presidente Prudente (SP). O evento, inclusive, marcou uma desfeita diplomática sem precedentes. Enquanto passeava de moto, Bolsonaro, embora convidado, não compareceu nem mandou representante à reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em 2015. Além do anfitrião João Doria, estavam presentes os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. (Folha)

Por outro lado, Bolsonaro ou seu representante teria ficado constrangido ao ver FHC declarar seu apoio a João Doria durante o evento. (CNN Brasil)

Enquanto isso... O presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, gravou vídeos em inglêsespanhol e francês para explicar ao resto do mundo o que os brasileiros sabem desde 1996. As urnas eletrônicas são seguras, eficientes e auditáveis. (YouTube)




A CPI da Pandemia retoma esta semana seus trabalhos disposta a reavivar o clima de ebulição anterior ao recesso. O principal foco dos senadores serão as negociações suspeitas para a compra de vacinas, em particular as tratativas entre a empresa Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para a aquisição da Covaxin. O contrato foi cancelado, mas isso não deve arrefecer a investigação. (Globo)

Confira quais são os depoimentos mais esperados para esta fase. (Veja)




Uma portaria do Exército reduziu drasticamente o acesso dos generais ao Twitter em seus comandos. Embora a Arma tenha equipes dedicadas à divulgação em redes sociais, a ação direta de oficiais de alta patente comentando, compartilhando e tuitando preocupou o Comando. Agora, somente os oito generais de quatro estrelas responsáveis pelos comandos de área e o Comandante do Exército tuítam pela instituição. (Revista Sociedade Militar)

Falando nisso... Como se não bastassem os gordos valores recebidos por pensionistas e militares de alta patente, viúvas e filhos de oficiais generais que integraram o STM usam brechas na lei para receber até 31% a mais. (Folha)




Uma das hipóteses para os ferimentos da deputada Gleisi Hasselmann (PSL-SP), violência doméstica, perdeu força com a divulgação do exame de corpo de delito feito voluntariamente pelo marido dela, o médico Daniel França. A perícia não encontrou qualquer indício de que ele tivesse cometido as agressões. Joice acordou na madrugada de 18 de julho caída no chão do apartamento com fraturas no rosto e numa vértebra e um corte no queixo. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário