A pandemia de coronavírus no Brasil começa a dar pequenos sinais de arrefecimento depois de uma longa trajetória da crise: o contágio desacelerou e começa haver uma pequena queda no nível médio de mortes diários, abaixo de 1.000. Mas esses números não contam toda a história, porque parte do país agora entra na fase mais aguda, analisa reportagem de Beatriz Jucá. Somente no último mês, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul praticamente triplicaram o número de mortes por covid-19. Em Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, as mortes provocadas pelo novo coronavírus dobraram nesse mesmo período. No dia em que o Brasil supera 111.100 mortes enquanto adesão ao isolamento social cai e aumenta o otimismo quanto à situação da pandemia, Eliane Brum comenta a alta de popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente entre os mais pobres, e provoca: "Se a reação previsível e lógica dos mais pobres é uma surpresa para parte da população, especialmente no campo da esquerda, quem então são os burros e os mal-informados sobre o que se passa no país?"
O périplo da menina que engravidou aos 10 anos, vítima de um estupro em São Mateus, no Espírito Santo, envolveu extravagâncias desde o início, como a visita ingrata de integrantes de grupos religiosos à sua casa no começo de agosto. Pedro Teodoro, pré-candidato a vereador pelo PSL na cidade, foi um deles. A família da menor registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade informando que Pedro Teodoro invadiu a residência pelo quintal. No documento, ao qual o EL PAÍS teve acesso, um familiar afirma que Pedro Teodoro colocou “pressão psicológica” sobre a avó da menina e que ela chegou a desmaiar. O militante ultradireitista também expôs o nome da criança em suas redes sociais, de acordo com o registro. A reportagem é de Carla Jiménez e Marina Rossi.
Nos EUA, a Convenção Democrata menos convencional da história formalizou a candidatura presidencial de Joe Biden, cujo grande discurso está marcado para esta quinta-feira. O correspondente Pablo Guimón conta sobre como Bill Clinton e Alexandria Ocasio-Cortez dominaram as atenções na segunda jornada da convenção, apesar do papel secundário que lhes foi atribuído em um produto televisivo eficiente, porém carente de espontaneidade. Na noite de quarta, a senadora californiana Kamala Harris aceitou a indicação para vice e se tornou a primeira mulher negra a ser candidata de um grande partido no país.
| |||||
|
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Eliane Brum: "O 'gado humano' que Bolsonaro leva ao matadouro"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário